PVC: Tonhão encantou pela raça e gerou crise com padarias ao ofender a Lusa

Admirado pela torcida por jogar com raça, o ex-zagueiro Tonhão, ídolo do Palmeiras que morreu nesta terça-feira (22), protagonizou uma "crise diplomática" com a Portuguesa que provocou uma tentativa de boicote de produtos da Parmalat por padarias, contou Paulo Vinícius Coelho no De Primeira de hoje (22).

O episódio mais marcante, pelo folclore até, na época em 1995, foi num jogo contra a Portuguesa. O Tonhão tinha ficado muito bravo no jogo do primeiro turno que o Palmeiras perdeu no Canindé, por 2 a 1, e ele dizia que tinha tido o carro apedrejado no estacionamento do Canindé.

Ele pegou a camisa da Portuguesa, limpou a chuteira e depois jogou a camisa no chão e pisou na camisa, o que gerou uma revolta gigantesca e justa dos torcedores da Portuguesa.

O Francisco Iaúca, diretor de futebol da Portuguesa, era dono de dez padarias, o Iaúca sugeriu o boicote aos produtos da Parmalat, patrocinadora do Palmeiras. Só que o presidente do sindicato das panificadoras era palmeirense e falou que não, que era melhor ter um diálogo, conversar sobre isso, e o boicote não avançou.

Foi uma crise diplomática entre Palmeiras e Portuguesa em função da raiva demonstrada pelo Tonhão com a camisa da Portuguesa. Paulo Vinícius Coelho

PVC também destacou que Tonhão era reserva, mas ganhou o coração dos palmeirenses pelo estilo aguerrido. O jogador fez parte da geração vitoriosa de 1993/94, bicampeã paulista e brasileira.

O Tonhão era reserva do Edinho Baiano em 1993, mas a torcida se encantou pela raça dele, então rapidamente começaram os gritos de 'Tonhão, Tonhão, Tonhão'.

Tonhão, que era reserva do time, foi titular em momentos decisivos daquela temporada que marcou a volta do título paulista contra o Corinthians. Depois, no título brasileiro, o Cléber chegou, tomou conta da posição, mas o Tonhão continuou a ser importante no elenco.
Paulo Vinícius Coelho

Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte

Toda semana, sempre às 17h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:

Continua após a publicidade

Live do Flamengo - segunda-feira (às 17h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 17h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (17h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (17h de Brasília)

Confira os horários das lives do UOL Esporte

09h - UOL News Esporte - Eduardo Tironi e o time de colunistas do UOL comentam as principais notícias do dia.
11h - De Primeira - Domitila Becker, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
18h - Fim de Papo - Marília Ruiz, Renato Maurício Prado e convidados debatem os principais temas do dia no futebol.

Assista ao De Primeira na íntegra

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.