CBF divulga áudio do VAR em pênalti para o Palmeiras: 'Ação de bloqueio'
Do UOL, em São Paulo
27/10/2024 23h39
Classificação e Jogos
A CBF divulgou neste domingo (27) o áudio do VAR no segundo pênalti marcado para o Palmeiras no empate por 2 a 2 contra o Fortaleza, no último sábado (26), pelo Brasileirão.
O que aconteceu
Caio Paulista arriscou chute de fora da área, e a bola pegou no braço de Yago Pikachu. O árbitro Ramon Abatti Abel não marcou a penalidade em campo.
O VAR Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro checou o lance e recomendou revisão do árbitro de campo. Segundo ele, Yago Pikachu abriu o espaço corporal.
Antes de recomendar a revisão, o VAR checou um possível impedimento. Entretanto, identificou que Estêvão, no começo da jogada, estava em posição legal ao receber passe de Mayke.
Ramon Abatti foi ao monitor e concordou com o responsável pelo VAR. Ele julgou que houve uma situação de bloqueio por parte de Yago Pikachu. O pênalti foi marcado e, depois, convertido por Estêvão.
O lance envolvendo o outro pênalti marcado a favor do Palmeiras não foi divulgado. A penalidade de Titi em Flaco López foi marcada em campo, e o VAR concordou com a marcação de Ramon Abatti.
Ramon Abatti Abel e Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro foram afastados pela CBF neste domingo (27). Além das reclamações pelos pênaltis marcados, o Fortaleza também questionou um empurrão de Weverton em Yago Pikachu, que se chocou com uma câmera e sofreu um corte.
Como foi a conversa
Árbitro [em campo]: Para mim, ele está com a mão colada, braço de recolher, perto ao corpo.
VAR: Aguarde, estamos checando possível penal [...] A bola toca no braço.
VAR: Ele abriu o espaço corporal. A bola ia passar e ele amplia o espaço corporal. Se a bola não toca no braço, ia passar, não é um braço para proteger o rosto.
VAR: Ramon, sugiro revisão para possível pênalti.
Árbitro: Ok, a mão está colada e em um segundo momento o braço está aberto. Assim que a bola bateu, ele recolhe, mas é uma situação de bloqueio. Pênalti. O jogador está em ação de bloqueio. Vou voltar com pênalti e sem cartão.