Bola de Ouro para quem? Compare números e marcas de Vini Jr. e Rodri

Rodri conquistou a Bola de Ouro e agora é o melhor jogador do mundo. Vini. Jr e Jude Bellingham, ambos do Real Madrid, ficaram em 2º e 3º, respectivamente. Mas quem merecia ser eleito o melhor jogador da última temporada? O UOL comparou as estatísticas e feitos de ambos, apesar de jogarem em posições diferentes.

Números e marcas de Vini e Rodri

Rodri disputou 58 jogos na temporada 2023/24, sendo 12 a mais que Vini Jr. O volante do City foi titular em absolutamente todas as partidas de que participou, enquanto o brasileiro começou no banco cinco vezes. As estatísticas são da plataforma especializada OGol.

Ambos só foram derrotados uma vez quando estiveram em campo, só que o espanhol teve aproveitamento levemente superior: 84,5% contra 79% dos pontos disputados — considerando jogos por clube e seleção. Já comparativo de minutos em campo é amplamente favorável a Rodri: ele atuou por mais de 5 mil minutos, enquanto Vini somou 3,6 mil minutos de ação.

O meio-campista balançou a rede menos vezes e teve menor participação em gols que o brasileiro, mas deu mais assistências. Vini marcou 26 gols e deu dez assistências, enquanto Rodri anotou 12 e deu 13 passes para gols. O atacante de 24 anos inclusive, levou a melhor no "confronto direto" entre eles, sendo um dos nomes da classificação merengue sobre o City nas quartas da Champions.

Vini Jr liderou o Real ao título da Liga dos Campeões e do Espanhol, mas falhou com a seleção. O atacante brasileiro foi protagonista e eleito o melhor jogador da última edição da Champions. Com a camisa pentacampeã, não conseguiu emplacar e amargou a eliminação na Copa América.

Rodri, por sua vez, foi peça fundamental para a Espanha vencer a Euro e também se sagrou campeão Inglês, assim como do Mundial. O volante de 28 anos também foi eleito como o jogador com o maior impacto da última temporada, segundo estudo do Cies (Observatório Internacional do Futebol).

Números na temporada: Rodri x Vini Jr.

Partidas: 58 x 46
Gols: 12 x 26
Assistências: 13 x 10
Títulos: Eurocopa, Mundial, Supercopa da Uefa e Inglês x Liga dos Campeões, Supercopa da Espanha e Espanhol

83 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Maria das Graças

Os títulos do Rodri são mais raros e mais importantes. Eurocopa maior que Champions; Inglês maior que espanhol; Supercopa UEFA maior que Supercopa Espanha. Ainda sobrou o Mundial para o Rodri. Fora que Vini Jr não foi capaz de ajudar muito a seleção brasileira que passou quase o ano todo em sexto na eliminatória sul-americana. Sem olhar a nacionalidade, os feitos do Rodri são melhores. Quantidade de gols é complicado porque não atuam na mesma posição. Eu colocaria o Rodri na frente, apesar da ótima temporada do Vini Jr.

Denunciar

Ricardo Jose Kuschnir

Se o Vini fosse tão bom, ele teria feito alguma diferença nos jogos da seleção nas eliminatórias e na Copa América, mas, pelo contrário, não fez, porque não é TÃO BOM. 

Denunciar

Osvaldo Frederico Schilling Neto

O Rodri se destacou no clube e seleção .

Denunciar