Salário anual de Neymar é maior que receita de 19 clubes do Brasileirão

Neymar deu sinal positivo ao Santos e acena com um retorno ao Brasil em 2025. Na Arábia Saudita, o craque recebe um salário que, comparado às cifras do futebol brasileiro, só não é maior que o faturamento que o Flamengo teve no ano passado.

O que aconteceu

Neymar recebe cerca de € 160 milhões de euros (R$ 990,3 milhões) por ano do Al-Hilal. Ele fechou contrato de duas temporadas com o clube saudita, com vínculo até junho do ano que vem. O jogador de 32 anos e o time discutirão em janeiro uma possível rescisão.

No Brasil, apenas o Flamengo teve no ano passado uma receita superior ao salário anual do camisa 10: R$ 1,374 bilhão. O levantamento foi feito pela Sports Value, empresa especializada em marketing esportivo. Os valores de 2024 ainda não foram disponibilizados porque a temporada não acabou.

Todos os outros 19 times do Brasileirão de 2023 faturaram menos que os honorários do astro. Apenas o salário semestral de Neymar já é maior do que a receita de 15 times que disputaram a elite nacional no ano passado.

Receita dos clubes do Brasileirão de 2023

  1. Flamengo: R$ 1,374 bilhão
  2. Corinthians: R$ 936,7 milhões
  3. Palmeiras: R$ 908,9 milhões
  4. São Paulo: R$ 680,8 milhões
  5. Athletico-PR: R$ 510,7 milhões
  6. Red Bull Bragantino: R$ 488,4 milhões
  7. Fluminense: R$ 480,8 milhões
  8. Grêmio: R$ 467,1 milhões
  9. Atlético-MG: R$ 439 milhões
  10. Santos: R$ 424,4 milhões
  11. Internacional: R$ 423,4 milhões
  12. Botafogo: R$ 388,1 milhões
  13. Vasco da Gama: R$ 363,5 milhões
  14. Fortaleza: R$ 258,5 milhões
  15. Cruzeiro: R$ 243,4 milhões
  16. América-MG: R$ 187,9 milhões
  17. Bahia: R$ 176 milhões
  18. Cuiabá: R$ 139,8 milhões
  19. Ceará: R$ 132,1 milhões
  20. Coritiba: R$ 99,2 milhões
  21. Goiás: R$ 98,0 milhões

"A contratação de um grande nome como esse precisa de um planejamento estratégico envolvendo vários setores do clube, como marketing, comercial, futebol, jurídico e comunicação. Com a ajuda de patrocinadores, da torcida em geral e dos sócios-torcedores, por meio de uma campanha criativa que seja baseada em entregas de valor, a vinda e a permanência do craque em um time brasileiro torna-se viável", diz Jorge Duarte, gerente de marketing e esportes da Somos Young, empresa especializada no atendimento a sócios-torcedores.

Deixe seu comentário

Só para assinantes