A FPF (Federação Paulista de Futebol) definiu os quatro grupos do Campeonato Paulista 2025. O sorteio foi realizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.
Não houve um chamado "grupo da morte" — times como Mirassol, Novorizontino, Bragantino e Ponte Preta ficaram em diferentes chaves.
Atual campeão, o Palmeiras está ao lado de Ponte Preta, São Bernardo e Velo Clube — o time de Rio Claro, aliás, conseguiu o acesso neste ano ao lado do Noroeste.
O estadual deste ano começará e terminará mais cedo do que o habitual: o pontapé inicial será dado no dia 15 de janeiro (quarta-feira). O motivo é a antecipação do Campeonato Brasileiro, que será paralisado entre junho e julho diante do Super Mundial de Clubes.
Veja todos os grupos
- Grupo A: Corinthians, Inter de Limeira, Mirassol e Botafogo-SP
- Grupo B: Santos, Red Bull Bragantino, Portuguesa e Guarani
- Grupo C: São Paulo, Novorizontino, Água Santa e Noroeste
- Grupo D: Palmeiras, Ponte Preta, São Bernardo e Velo Clube
Como funciona
Na 1ª fase, cada time vai jogar 12 vezes — contra todas as equipes das outras chaves. O modelo é o mesmo utilizado pela FPF nos últimos anos. Times do mesmo grupo, portanto, não se enfrentam nesta etapa.
Os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final após o encerramento das 12 rodadas. É possível, portanto, que um 3° colocado de uma chave tenha mais pontos do que o vice-líder de outra e, mesmo assim, não se classifique.
Já os protagonistas das duas piores campanhas gerais serão rebaixados para a Série A2 estadual. Na edição deste ano do estadual, Velo Clube e Noroeste participaram da 2ª divisão e garantiram o acesso para 2025.
Nas quartas de final, os dois melhores de cada grupo se enfrentam em jogo único, e o sistema é mantido para a semifinal — quem tiver mais pontos joga em casa.
Já na grande decisão, duelos de ida e volta decidem o campeão. O jogo do título deve ser disputado no dia 26 de março.
O Paulistão de 2025 será transmitido por Record, Cazé TV, TNT Sports e Max. Nem Premiere e nem Globo vão exibir jogos.
Deixe seu comentário