Espanha vence Suíça no fim em jogo com três pênaltis, golaço e vacilo
Classificação e Jogos
A Espanha sofreu, mas venceu a Suíça por 3 a 2, nesta segunda-feira (18), no estádio Heliodoro Rodríguez, pela sexta e última rodada da fase de grupos da Liga das Nações.
Pino, Bryan Gil e Zaragoza marcaram os gols da Espanha na partida. O primeiro deles após um pênalti perdido, segundo depois de um vacilo da defesa adversária e o terceiro nos acréscimos.
Monteiro e Zeqiri marcaram pela Suíça. O primeiro com um golaço após deixar três rivais para trás e o segundo de pênalti.
O jogo teve clima de amistoso. A Espanha já estava classificada às quartas de final, enquanto a Suíça já estava rebaixada à Liga B da competição.
A Espanha conhecerá seu adversário nas quartas de final no dia 22 de novembro. Um sorteio será realizado pela Uefa e definirá os jogos desta fase do torneio. Serão dois potes: um com os primeiros colocados de cada grupo e um com os segundos. O líder de uma chave não poderá enfrentar o vice-líder da mesma, ou seja, os espanhóis não poderão duelar contra a Dinamarca.
As quartas de final da Liga das Nações estão previstas para serem disputadas entre os dias 20 e 23 de março. Além de Espanha e Dinamarca, já estão classificados Portugal, Croácia, Alemanha, França, Itália e Holanda.
Como foi o jogo
A Espanha foi a campo com: Remiro; Mingueza, Cubarsí, Paredes e Grimaldo; Casadó, Fabian Ruíz e Pedri; Pino, Williams e Morata. A Suíça teve como titulares: Mvogo; Fernandes, Comert, Muheim e Rodríguez; Freuler, Xhaka e Sohm; Ugrinic, Kutesa e Amdouni.
O primeiro tempo foi de intensa pressão espanhola. Em casa, a seleção comandada por Luis De La Fuente não deu espaços para a Suíça jogar e chegou diversas vezes à área do time adversário.
O gol, no entanto, só saiu aos 32 minutos. Morata foi derrubado por Rodríguez na área e o pênalti foi marcado. Na cobrança, Pedri chutou no canto direito de Mvogo, que espalmou. A sobra ficou com Nico Williams. O atacante finalizou, mas Freuler salvou em cima da linha. Pino ficou com o rebote e estufou as redes.
A Suíça voltou mais ligada para o segundo tempo e empatou com golaço. Aos 18 minutos, Monteiro, que entrou no intervalo, passou com a bola entre Bryan Gil e Grimaldo, driblou Paredes e finalizou cruzado, entre as pernas do goleiro Sánchez, para deixar tudo igual.
O empate durou pouco no placar. A Espanha voltou a ficar à frente aos 23 minutos. Bryan Gil aproveitou indecisão de Monteiro e Freuler na área da Suíça, roubou a bola e chutou cruzado para recolocar os donos da casa na liderança do placar.
A Suíça voltou a empatar aos 39. Fabian Ruíz atingiu Sierro ao tentar um chutão dentro da área espanhola, e o pênalti foi marcado. Na cobrança, Zeqiri deslocou Sánchez e deixou tudo igual de novo.
A vitória espanhola saiu nos acréscimos. Aos 47, Zaragoza fez lance individual, driblou três rivais e foi derrubado por Sierro na área. O atacante foi para a cobrança do pênalti e mandou na bochecha direita da rede.