Juventude frustra reação do Atlético e vence antes da final da Libertadores
Colaboração para o UOL
26/11/2024 23h30
Classificação e Jogos
O Juventude venceu o Atlético-MG por 3 a 2 nesta terça-feira (26), na Arena Independência, pela 36ª rodada do Brasileirão. O Galo mandou o jogo no Horto, com portões fechados, após interdição da Arena MRV pelo STJD por conta dos incidentes na final da Copa do Brasil.
Lucas Barbosa e Gilberto fizeram os primeiros gols do Juventude, enquanto Alisson e Vargas correram atrás do prejuízo e empataram para o Atlético-MG. Mas Erick jogou um balde de água fria na reação atleticana e deu a vitória para o Juventude com um gol nos acréscimos.
Com o resultado, o Atlético-MG estaciona nos 44 pontos e segue em 10º lugar. O Galo está atrás de Cruzeiro, Bahia e Corinthians, todos com 47 pontos e lutando pela última vaga na Libertadores, atualmente com a Raposa, na 7ª posição pelos critérios de desempate.
Já o Juventude soma 42 pontos e está na 13ª colocação, se afastando do Z4 e podendo beliscar uma vaga na Sul-Americana.
Com o desempenho mediano no Brasileirão, o Atlético-MG deposita quase todas suas fichas na final da Libertadores contra o Botafogo, no próximo sábado (30). Pelo Brasileirão, o próximo compromisso do Galo é contra o Vasco, fora de casa, na penúltima rodada, dia 4 de dezembro. Na mesma data, o Juventude enfrenta o São Paulo, no Morumbis.
Como foi o jogo
Poupando forças para a grande final de sábado, o Galo entrou em campo com um time reserva. Somando isso ao fato do estádio estar vazio, o Juventude, precisando vencer para escapar de vez do Z4, aproveitou a oportunidade e abriu o placar ainda no 1º tempo com Lucas Barbosa.
Na volta do intervalo, o Atlético-MG teve mais posse de bola, mas o Juventude continuou levando perigo para a área do Galo. Gilberto, que entrou no 2º tempo, ampliou o placar para 2 a 0 para equipe visitante aos 21 do 2º tempo.
Aos 28, Alisson descontou para o time da casa. O técnico Gabriel Milito, então, tirou o zagueiro Maurício Lemos para a entrada do atacante Deyverson, e o Galo foi para cima, buscando o empate com Vargas, de pênalti, aos 35 da etapa final.
Mas todo o esforço do Galo não adiantou de nada. Nos acréscimos da partida, o Juventude conseguiu a vitória com um gol salvador de Erick Farias.
Gols e destaques
No travessão! Defesa do Juventude vacilou aos 19 minutos do 1º tempo na entrada da grande área, e Alan Kardec arriscou de muito longe, quase surpreendendo o goleiro Gabriel.
0 x 1: O Juventude abriu o placar com Lucas Barbosa aos 21 minutos do 1º tempo. Edson Carioca fez boa jogada pela ponta e tocou para o meio, na entrada da grande área. Lucas Barbosa chegou batendo no canto e inaugurou o placar na Arena Independência.
0 x 2: Gilberto entrou no lugar de Gabriel Taliari aos 17 minutos do 2º tempo. Quatro minutos depois, Gibagol ampliou a vantagem do Juventude. O centroavante aproveitou rebote e finalizou com o gol praticamente livre.
1 x 2: O Galo reagiu com Alisson, que entrou no intervalo da partida. O atacante recebeu assistência de Vargas e, em velocidade, tocou na saída do goleiro Gabriel aos 28 minutos do 2º tempo.
2 x 2: O empate atleticano veio aos 35 minutos do 2º tempo. Vargas foi derrubado por Jadson após toque no pé. O próprio chileno cobrou o pênalti, com força no canto esquerdo de Gabriel.
2 x 3: Erick Farias fez o gol da vitória do Juventude nos acréscimos. O atacante recebeu passe de Oyama e chutou cruzado para garantir os 3 pontos do jaconero.
Ficha técnica
Atlético-MG 2 x 3 Juventude
Campeonato: Brasileirão (36ª rodada)
Data: 26/11/2024
Local: Arena Independência, Belo Horizonte (MG)
Hora: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Cartões amarelos: Igor Gomes (CAM)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Lucas Barbosa (JUV), 21' do 1º tempo (0-1); Gilberto (JUV) 21' do 2º tempo (0-2); Alisson (CAM), 28' do 2º tempo (1-2); Vargas (CAM), 35' do 2º tempo (2-2); Erick Farias (JUV), 90+3' do 2º tempo (2-3)
Atlético-MG: Matheus Mendes; Bruno Fuchs, Igor Rabello, Maurício Lemos (Deyverson); Palacios (Gustavo Scarpa), Otávio, Igor Gomes (Alisson), Rubens; Bernard, Vargas, Alan Kardec. Técnico: Gabriel Milito.
Juventude: Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Lucas Freitas, Ewerthon (Zé Marcos); Ronaldo, Jadson, Mandaca (Luís Oyama); Edson Carioca (Erick Farias), Lucas Barbosa (Marcelinho), Gabriel Taliari (Gilberto). Técnico: Fábio Matias.