Flamengo empata com o Fortaleza e se despede da briga por título brasileiro
Do UOL, no Rio de Janeiro
26/11/2024 22h02
Classificação e Jogos
Em jogo agitado e quente, Fortaleza e Flamengo ficaram no empate por 0 a 0, nesta terça-feira, na Arena Castelão. O duelo foi válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, e os cariocas ficaram com um a menos desde os 21 minutos do segundo tempo.
O resultado é ruim para os dois e acaba com as chances do Fla de título brasileiro. Ambos perdem uma posição por conta da vitória do Internacional na rodada. O Fortaleza fica em quarto, com 65, e o Flamengo em quinto, com 63. O líder Botafogo chegou aos 73 e não pode mais ser alcançado pelo rival rubro-negro.
Os dois times voltam a entrar em campo no domingo. O Fortaleza visita o Vitória às 18h30 (de Brasília), enquanto o Flamengo enfrenta o Internacional às 16h (de Brasília), no Maracanã.
Gabigol voltou a ser relacionado e foi titular, mas fez pouco. Afastado nas duas últimas partidas, o atacante foi muito comemorado desde a chegada em Fortaleza e ganhou a oportunidade de começar o jogo. No entanto, acabou substituído no intervalo e não apareceu tanto.
O Fla perdeu Erick Pulgar nas próximas rodadas. Ele já ficaria suspenso pelo terceiro cartão amarelo, mas ainda foi expulso no segundo tempo e agora desfalca o time em duas partidas, retornando apenas para o último jogo do Brasileirão.
Como foi o jogo
O Flamengo teve o domínio da posse de bola no primeiro tempo, mas não converteu em finalizações de alto perigo. A melhor delas foi de Bruno Henrique, na trave. O time de Filipe Luís entrou em campo com quatro atacantes, mas sem um meia de criação. Por isso, sofreu na saída de bola e acionou muito os pontas. Nas chegadas, erros de passe frequentes atrapalhavam a continuidade. O rubro-negro ainda teve um pênalti anulado a favor já na reta final antes do intervalo.
A partir dos 20 minutos, o Fortaleza tentou subir a marcação para assustar mais. A equipe apostou principalmente no contra-ataque para chegar e mostrou segurança defensiva para evitar sofrer com a posse adversária. Em uma dessas chegadas, o Leão reclamou muito de pênalti em Moisés, mas o árbitro mandou seguir. A torcida ficou na bronca e xingou muito Anderson Daronco.
O segundo tempo voltou parecido com o primeiro, mas Pulgar complicou a vida dos cariocas. Filipe Luís optou por De la Cruz na vaga de Gabigol para melhorar a tomada de decisão e a criação, mas não teve tanto sucesso. O jogo foi muito amarrado pelas constantes faltas marcadas por Daronco. Vojvoda resolveu mexer também aos 19 minutos para tentar fazer o time produzir melhor. Logo depois, aos 21, o volante chileno do Flamengo fez mais uma falta, levou o segundo amarelo e acabou expulso.
O Fortaleza passou a tomar o controle do jogo e foi para cima. As condições ruins do gramado acabaram gerando desequilíbrio, e vários jogadores escorregaram. O Flamengo passou a se defender mais, e o treinador tirou um atacante para ter mais um zagueiro. O clima ficou mais quente entre os jogadores na reta final, com algumas pequenas confusões, e os times se esforçavam para buscar o placar favorável. O cenário mudou após a expulsão, mas ninguém conseguiu marcar.
Lances importantes
Incrível. Aos oito minutos do primeiro tempo, o Fortaleza armou grande jogada de contra-ataque e Hércules avançou desde o campo de defesa, driblando a marcação. Ele tentou achar Moisés, mas bateu cruzado e mandou para fora.
Na trave. Aos 13, Pulgar cobrou falta na área, e Bruno Henrique subiu totalmente livre para cabecear, mas a bola foi na trave.
Boa chance. Aos 14, o Flamengo chegou bem de pé em pé, mas Gabigol se atrapalhou e chutou em cima do goleiro João Ricardo.
Mandou seguir. Aos 26, Moisés foi para cima de Léo Pereira e invadiu a área, mas acabou caindo. Jogadores pediram pênalti, mas Daronco mandou seguir.
Perto. Aos 32, Plata recebeu e foi para a jogada individual. Ele tentou o chute de longa distância, mas mandou para fora.
Voltou atrás. Aos 38, Plata fez o cruzamento pela direita, Bruno Henrique dominou com o peito dentro da área, e Marinho acabou tocando com o braço na bola. Daronco marcou o pênalti, mas voltou atrás após analisar no VAR.
Foi bem. No primeiro minuto do segundo tempo, Marinho fez cruzamento perigoso pela direita, Lucero se esticou todo para tocar de cabeça, mas não alcançou, e a bola passou muito perto.
Salvou. Aos três, Gerson arriscou o chute de fora da área, e João Ricardo caiu no cantinho para defender.
Nada deu certo. Aos 17, um caminhão de chances do Flamengo. Pulgar deu ótima bola para Gerson na área, o volante deu um toque leve, e Michael ficou com a sobra. Ele finalizou forte, mas João Ricardo defendeu à queima-roupa. O Fla ainda ficou com várias sobras, mas não teve sucesso.
Subiu muito. Aos 27, Wesley fez bom cruzamento e achou Bruno Henrique, que tocou de cabeça para o meio. Alcaraz conseguiu o desvio, mas mandou por cima.
Boa chegada. Aos 39, Bruno Henrique fez bom cruzamento pela direita, Alcaraz adiantou a marcação e desviou, mas João Ricardo defendeu.
Tirou. Aos 49, Breno Lopes acreditou e deu um chutaço de muito longe. Rossi se esticou para tirar no cantinho.
Ficha técnica
Fortaleza 0x0 Flamengo - 35ª rodada do Brasileirão
Data e hora: 26 de novembro de 2024, às 20h
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)
Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor (RS) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Cartões amarelos: Kusevic, Mancuso (FOR), Pulgar, De la Cruz, Varela (FLA)
Cartões vermelhos: Pulgar (FLA)
Gols: Nenhum
Fortaleza: João Ricardo; Brítez, Kuscevic, Titi, Mancuso; Hércules (Calebe), Martínez (Pochettino), Rossetto (Zé Welison); Marinho, Moisés (Breno Lopes) e Lucero (Renato Kayzer). Técnico: Vojvoda.
Flamengo: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Erick Pulgar, Gerson (Varela); Michael (Alcaraz), Plata (David Luiz), Bruno Henrique e Gabigol (De la Cruz). Técnico: Filipe Luís.