Atlético perde finais, vacila no Brasileiro e fica sem vaga na Libertadores
Do UOL, em São Paulo
30/11/2024 22h23
Classificação e Jogos
O Atlético-MG chegou à reta final da temporada com três chances claras de ir à Libertadores. O clube termina novembro sem a vaga e já não tem mais possibilidades de se classificar.
Dois vices e Corinthians atrapalham
As duas principais chances do Galo ir à Libertadores do ano que vem estavam na própria competição continental deste ano e na Copa do Brasil. Finalista em ambos os torneios, o time mineiro foi derrotado por Botafogo e Flamengo e viu o sonho ir água abaixo.
O foco nas copas acabou com as chances por meio do Brasileirão. A equipe mineira, que poupou jogadores visando as finais, tem 44 pontos, seis a menos que Bahia e Corinthians, que estão em sétimo e oitavo, respectivamente. Com mais seis em disputa, o Galo pode até empatar, mas terá menos vitórias que os rivais (tem 10 contra 13 do Corinthians e 14 do Bahia).
Nem mesmo o G6 virando G8 ajudou. Os dois vices do Galo aumentaram, automaticamente, o número vagas na Libertadores por meio do Brasileirão — Botafogo e Flamengo estão dentro do G6.
O crescimento do Corinthians foi um dos 'vilões' no Campeonato Brasileiro. A equipe paulista engatou sete vitórias consecutivas, passou de possível rebaixada a candidata direta à Libertadores e deixou o Atlético-MG para trás na tabela.
Sem vaga na Libertadores, o Atlético-MG terá de se contentar em brigar por vaga na Sul-Americana de 2025. O Galo aparece na 10ª colocação, três acima do Athletico, que aparece na 15ª colocação e, hoje, seria o primeiro time fora da zona de classificação ao torneio continental.