Botafogo pode ser campeão brasileiro nesta quarta-feira; veja cenários

O Botafogo pode conquistar o título do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (4). A equipe carioca tem três cenários a seu favor para sair campeã já na 37ª rodada e quebrar o jejum de 29 anos sem vencer o torneio.

O que precisa acontecer?

Um dos cenários consiste na vitória do Botafogo sobre o Internacional somada a uma derrota do Palmeiras para o Cruzeiro. Assim, o Glorioso chegaria aos 76 pontos, enquanto o time paulista teria 70 ao término da rodada, faltando só mais três em disputa.

Uma vitória sobre o Inter e um empate entre Palmeiras e Cruzeiro também bastam. Neste cenário, os cariocas chegariam aos 76 pontos, e o time paulista iria somente aos 71.

O Botafogo também sairá campeão se empatar com o Internacional e se o Palmeiras perder para o Cruzeiro. O Glorioso chegaria aos 74 pontos, enquanto o Verdão ficaria somente com 70.

Uma derrota do Botafogo acaba com qualquer chance de título nesta rodada. Mesmo que o Palmeiras perca para o Cruzeiro, a diferença permanecerá em três pontos, e as equipes chegarão à última rodada com um empate no número de vitórias (21) — primeiro critério de desempate.

Botafogo e Palmeiras visitam Internacional e Cruzeiro, respectivamente, às 21h30 (de Brasília), desta quarta-feira (4).

Botafogo pode ser ultrapassado na rodada

O cenário mais desastroso para o Botafogo seria uma derrota para o Internacional somada a uma vitória do Palmeiras sobre o Cruzeiro. Nesta configuração, as equipes terminariam a rodada empatadas em pontos (73), mas com o time paulista levando a melhor no número de vitórias (22 a 21) e, consequentemente, assumindo a liderança.

Por outro lado, um fator pode jogar a favor do Botafogo. O Internacional, adversário desta quarta, já não tem mais pretensões no Brasileirão, uma vez que já tem vaga na Libertadores e não tem mais chances de título. O Cruzeiro, rival do Palmeiras, briga diretamente por uma vaga na próxima edição da competição continental.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.