Mundial: veja quem Palmeiras, Fla, Flu e Botafogo podem pegar na 1ª fase
Classificação e Jogos
A Fifa sorteará os grupos do Super Mundial de Clubes de 2025 na próxima quinta-feira (5) e já definiu os potes e as regras de como formará o chaveamento. O UOL explica abaixo quais são as regras e mostra quais rivais Flamengo, Fluminense, Botafogo e Palmeiras podem ter na fase de grupos.
Regras do sorteio
Cada grupo será formado por uma equipe de cada um dos potes. Os cabeças de chave sairão do pote 1, que tem os quatro melhores do ranking da Conmebol e da Uefa na Fifa: Palmeiras, Flamengo, Fluminense, River Plate, Manchester City, Bayern de Munique, Real Madrid e PSG.
Clubes do mesmo continente não podem se enfrentar na 1ª fase, com exceção dos europeus. Eles, no entanto, têm uma limitação: dois por chave.
Há outra regra importante envolvendo os europeus. Os cabeças de chave da Europa só podem ter em seus grupos outro europeu que esteja entre as posições 9 e 12 do ranking da Uefa na Fifa, ou seja: Atlético de Madri, Juventus, Benfica e RB Salzburg.
Os melhores europeus do pote 2, obrigatoriamente, cruzarão o caminho dos cabeças de chave sul-americanos. Ou seja, Palmeiras, Flamengo, Fluminense e River Plate podem enfrentar Chelsea, Borussia Dortmund, Inter de Milão ou Porto.
O Botafogo, que está no pote 3, enfrentará, obrigatoriamente, dois europeus na fase de grupos. Isso se deve ao fato de não poder cruzar com sul-americano (pote 1) e por causa do pote 2 conter somente equipes europeias.
'Donos da casa', Inter Miami e Seattle Sounders, dos Estados Unidos, estarão, obrigatoriamente, nos grupos A e B, respectivamente, da competição.
Quais times os brasileiros podem enfrentar?
Palmeiras, Flamengo e Fluminense
- Pote 2: Chelsea, Borussia Dortmund, Inter de Milão ou Porto
- Pote 3: Al-Hilal, Ulsan HD, Al Ahly, Wydad Casablanca, Monterrey ou León
- Pote 4: Urawa Red Diamonds, Al Ain, Espérance, Mamelodi Sundowns, Pachuca, Seattle Sounders, Auckland City ou Inter Miami
Botafogo
- Pote 1: Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique ou PSG
- Pote 2: Atlético de Madrid, Benfica, Juventus ou RB Salzburg
- Pote 4: Urawa Red Diamonds, Al Ain, Espérance, Mamelodi Sundowns, Pachuca, Seattle Sounders, Auckland City ou Inter Miami
Como será o Super Mundial de Clubes
A competição terá formato igual ao da Copa do Mundo. As 32 equipes serão divididas em oito grupos com quatro times cada, sendo que elas se enfrentam dentro da chave e as duas melhores avançarão ao mata-mata. As fases eliminatórias terão jogo único.
A competição será realizada entre os dias 15 de junho a 13 de julho de 2025. Os Estados Unidos sediarão a primeira edição, que terá 11 cidades e 12 estádios: Miami [Hard Rock Stadium], Seattle [Lumen Field], Los Angeles [Rose Bowl Stadium], Orlando [Camping World Stadium e Inter&Co Stadium], Atlanta [Mercedes Benz Stadium], Nashville [Geodis Park], Charlotte [Bank of America Stadium], Cincinnati [TQL Stadium], Washington [Audi Field], Philadelphia [Lincoln Financianl Field], Nova York [MetLife Stadium].
Veja os potes
Pote 1
- Manchester City (Inglaterra)
- Real Madrid (Espanha)
- Bayern de Munique (Alemanha)
- PSG (França)
- Palmeiras (Brasil)
- Flamengo (Brasil)
- Fluminense (Brasil)
- River Plate (Argentina)
Pote 2
- Chelsea (Inglaterra)
- Borussia Dortmund (Alemanha)
- Inter de Milão (Itália)
- Porto (Portugal)
- Atlético de Madrid (Espanha)
- Benfica (Portugal)
- Juventus (Itália)
- RB Salzburg (Áustria)
Pote 3
- Al-Hilal (Arábia Saudita)
- Ulsan HD (Coreia do Sul)
- Al Ahly (Egito)
- Wydad Casablanca (Marrocos)
- Monterrey (México)
- León (México)
- Boca Juniors (Argentina)
- Botafogo (Brasil)
Pote 4
- Urawa Red Diamonds (Japão)
- Al Ain (Emirados Árabes Unidos)
- Espérance (Tunísia)
- Mamelodi Sundowns (África do Sul)
- Pachuca (México)
- Seattle Sounders (Estados Unidos)
- Auckland City (Nova Zelândia)
- Inter Miami (Estados Unidos)