OPINIÃO
Super Mundial: 'Brasileiros podem ganhar dos europeus', diz Casagrande
Colaboração para o UOL
05/12/2024 13h11
Os representantes brasileiros têm condições de vencer os grandes times europeus no Super Mundial de Clubes, avaliou o colunista Walter Casagrande no UOL News Esporte desta quinta (5).
Para o colunista, o quesito físico pode fazer a diferença para Flamengo, Palmeiras, Botafogo e Fluminense. O sorteio da chaves acontece hoje às 15h, com transmissão do Canal UOL.
Os brasileiros chegam com uma possibilidade muito grande porque vão estar no meio da temporada. Os jogadores brasileiros vão estar no auge do ano e vão pegar os europeus caindo.
Relacionadas
Os europeus vão chegar depois de Champions League, Liga Europa, copa dos países, campeonatos nacionais dificílimos -- vão estar com um desgaste gigantesco. Tem possibilidade de time brasileiro, sim.
Casagrande
Casão destacou que o Super Mundial organizado pela Fifa enfrenta resistência dos grandes clubes europeus, já que acontecerá no fim da temporada e vai apertar ainda mais o calendário.
No ano seguinte tem Copa do Mundo, e a FIFA vai fazer o favor de deixar sem férias os melhores jogadores do mundo. Os caras vão chegar na Copa em 2026 quebrados, loucos para ter férias, cansados no torneio mais importante do futebol.
O único momento de folga deles é no meio do ano, e inventaram esse torneio. Por isso que os jogadores da Europa estão invocados, pensando em boicote e tudo.
Casagrande
Casão: Botafogo não precisa que São Paulo entregue jogo para ser campeão
O Botafogo não precisa que o São Paulo facilite na última rodada para ser campeão brasileiro, disse Walter Casagrande.
O Glorioso ficará com o título até com um empate contra o Tricolor no Nilton Santos, já que tem vantagem de três pontos sobre o vice-líder Palmeiras.
O Botafogo, se for campeão, vai ser porque ele vai empatar jogando mais ou menos com o São Paulo ou vai ganhar do São Paulo atropelando, como ele vem fazendo.
O São Paulo está jogando muito mal. Além disso, olha a diferença de pontos, a diferença da tabela. Muita gente vai usar como justificativa essa história da possível entregada do São Paulo, mas isso não existe.
Se o Botafogo ganhar, vai ser porque o Botafogo é o melhor time da América do Sul. Ele precisa que alguém entregue alguma coisa para ele? O Botafogo está ganhando o título porque atropelou o Palmeiras no Allianz Parque.
Casagrande
Assista ao comentário:
Palmeiras tem um limite, diz Arnaldo: deixa a desejar em confrontos diretos
O Palmeiras deixa a desejar em 2024 na comparação com seus principais adversários por títulos, afirmou o colunista Arnaldo Ribeiro.
É uma ótima campanha no Brasileiro, mas insuficiente para ganhar o título por enquanto. E as eliminações nas copas para os dois rivais mais poderosos colocam um claro limite no time do Palmeiras
A gente tem que prestar atenção que o Palmeiras teve muita dificuldade contra equipes da mesma qualidade ou um pouco mais fortes.
Arnaldo Ribeiro
Se não vacila contra os mais fracos, o time de Abel Ferreira tem tropeçado nos confrontos diretos, disse o colunista.
No Brasileiro, ele não foi nada bem contra todos os mais fortes ou da mesma qualidade — a turma do G-6.
Nos pontos corridos contra os mais fracos, o Palmeiras não desperdiça. Mas nos confrontos diretos ele deixa a desejar.
Arnaldo Ribeiro
Assista ao vídeo:
Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte
Toda semana, sempre às 17h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:
Live do Flamengo - segunda-feira (às 17h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 17h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (17h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (17h de Brasília)
Confira os horários das lives do UOL Esporte
8h30 - UOL News Esporte - Eduardo Tironi e o time de colunistas do UOL comentam as principais notícias do dia.
11h - De Primeira - Domitila Becker, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
Assista ao UOL News Esporte na íntegra
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL