Flu vence, escapa da Série B, e Palmeiras é vice em Allianz baixo astral

O Fluminense venceu o Palmeiras por 1 a 0, no Allianz Parque, na tarde deste domingo (8), em jogo válido pela última rodada do Brasileirão. O resultado garantiu o Tricolor das Laranjeiras na elite do futebol brasileiro e confirmou o vice-campeonato alviverde.

Kevin Serna foi o autor do único gol do jogo. O atacante colombiano foi o responsável pelo gol salvador do Flu após bela jogada individual.

Allianz Parque viveu tarde melancólica. A torcida não preparou nenhuma grande festa antes do jogo, e o estádio tinha diversos espaços vazios. Todos já um pouco conformados de que o título não viria. Para piorar, o time teve nova atuação ruim em um jogo decisivo. Os jogadores ouviram vaias na saída para o intervalo e após o apito final.

O Palmeiras fechou o Brasileirão na 2º posição com 73 pontos. Com o triunfo, o Fluminense foi a 46 pontos e conseguiu terminar o campeonato na 13ª posição.

O título foi confirmado pelo Botafogo, que venceu o São Paulo por 2 a 1 no Nilton Santos. A equipe de Artur Jorge foi campeã com 79 pontos.

Fluminense é letal e Palmeiras apático

O Palmeiras dominou a posse de bola no 1º tempo, mas não criou nenhuma chance de perigo. Fábio foi para o vestiário sem sujar seu uniforme. Abel optou por tirar Felipe Anderson do time e colocar Maurício entre os titulares, mas a nova dinâmica não funcionou.

Já o Tricolor das Laranjeiras chegou pouco ao ataque, mas quando teve suas chances foi letal. A primeira aconteceu logo no primeiro lance do jogo: Arias cobrou escanteio, e Thiago Silva acertou o travessão. A equipe de Mano Menezes cozinhou a partida, retardou quase todos os reinícios e aos 36 minutos chegou ao gol em contra-ataque rápido.

Nonato lançou Serna, o atacante ganhou no corpo de Vanderlan, driblou Murilo e bateu rasteiro no cantinho de Weverton — que nem pulou na bola. O Palmeiras terminou os primeiros 45 minutos com apenas quatro finalizações (e nenhuma delas no gol de Fábio).

Continua após a publicidade

Gol do Fluminense foi praticamente simultâneo ao do Botafogo

Serna, do Fluminense, comemora após marcar contra o Palmeiras, pelo Brasileirão
Serna, do Fluminense, comemora após marcar contra o Palmeiras, pelo Brasileirão Imagem: Ettore Chiereguini/Agif

Segundos depois de Serna marcar no Allianz Parque, Savarino balançou as redes para o Botafogo no Nilton Santos contra o São Paulo. Apenas um cenário daria o título ao Palmeiras: uma vitória sobre o Flu combinada com uma vitória do São Paulo no Rio de Janeiro.

Palmeiras se lança ao ataque, mas sem criatividade

O segundo tempo palmeirense foi muito melhor, mas não o suficiente. Abel Ferreira voltou do intervalo com Dudu na vaga de Aníbal Moreno, o que deixou o time bastante ofensivo.

O problema é que nem Dudu e nem Estêvão conseguiram fazer a diferença com seus dribles pelo lado do campo, o que fez o time cruzar diversas bolas na área — e facilitou o trabalho para a defesa do Flu.

Continua após a publicidade

Para responder, Mano Menezes até tirou o meio-campista Nonato para colocar o zagueiro Manoel. Nos minutos finais, o Fluminense jogou com uma linha de cinco na defesa.

Lances importantes

Fluminense acerta a trave no primeiro ataque. Com um minuto de jogo, Arias cobrou escanteio na cabeça de Thiago Silva. O zagueiro subiu sozinho e a acertou o travessão de Weverton.

Raphael Veiga cobra falta com muito perigo. Aos 19 minutos, Estêvão deu chapéu em Lima e foi derrubado por Martinelli na entrada da área. Veiga bateu a falta por cima da barreira, e a bola passou com muito perigo.

Serna abre o placar para o Fluminense. Aos 36 minutos, Nonato lançou Serna, o atacante ganhou no corpo de Vanderlan, limpou Murilo e finalizou no canto rasteiro. Weverton só olhou a bola entrar. 1 a 0 para o Flu.

Flaco López quase empata o jogo. Aos 2 minutos do 2º tempo, Estêvão fez boa jogada individual pela direita, cruzou na área, e Flaco López subiu mais alto que a defesa. Fábio espalmou para escanteio.

Continua após a publicidade

Vanderlan empata para o Palmeiras, mas gol é anulado. Aos 6, Vanderlan marcou um golaço, mas a arbitragem anulou por interferência de Dudu, impedido no lance que antecedeu o gol.

Weverton salva o Palmeiras. Aos 46, Keno ganhou disputa de Richard Ríos e ficou mano a mano com Murilo no campo de ataque. O atacante finalizou na saída de Weverton, mas o goleiro fez grande defesa.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 0 x 1 FLUMINENSE

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 8 de dezembro de 2024 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)

Público: 34.571
Renda: R$ 3.522.940,16

Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Nailton Junior De Sousa Oliveira (CE)
VAR: Wagner Reway (ES)

Gol: Kevin Serna, aos 36 minutos do 1º tempo (FLU);

Cartões amarelos: Marcos Rocha e Estêvão (PAL); Fábio, Kauã Elias, Martinelli, Lima e Cano (FLU)

Continua após a publicidade

PALMEIRAS: Weverton; Giay (Marcos Rocha), Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan (Caio Paulista); Aníbal Moreno (Dudu), Richard Ríos e Raphael Veiga (Rony); Maurício (Gabriel Menino), Estêvão e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Thiago Santos e Gabriel Fuentes; Martinelli, Nonato (Manoel), Lima, Kevin Serna (Keno) e Jhon Arias; Germán Cano (Kauã Elias). Técnico: Mano Menezes.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.