Por onde andam os campeões mundiais 12 anos após título do Corinthians
Do UOL, em São Paulo
16/12/2024 11h00
O Corinthians se sagrou campeão do mundo ao bater o Chelsea, no Japão, no dia 16 de dezembro de 2012. O UOL destrincha abaixo por onde andam os jogadores do elenco vitorioso exatos 12 anos depois da conquista máxima.
Alguns ainda em atividade, a maioria aposentada
Cássio: Ídolo corintiano, o goleiro se despediu em maio após 12 temporadas defendendo o Alvinegro paulista. Aos 37, ele rescindiu seu contrato e foi para o Cruzeiro.
Alessandro: O ex-lateral-direito, que encerrou a carreira em 2013 no Corinthians, atuou como gerente de futebol do clube na gestão passada, de Duilio Monteiro Alves, entre 2021 e 2023. Deixou o cargo no fim do ano passado.
Chicão: O ex-zagueiro deixou o time e ainda atuou por Flamengo, Bahia e no futebol indiano até se aposentar, em 2016. É atualmente coordenador de integração da base para o profissional.
Paulo André: O ex-defensor foi para a China e voltou ao Brasil para atuar no Cruzeiro e Athletico-PR, onde se despediu dos campos, em 2019. Ele trabalhava no clube mineiro junto de Ronaldo, como diretor interino, mas saiu após a venda da SAF.
Fábio Santos: O lateral-esquerdo saiu do Corinthians em 2015, mas voltou em 2020 e se aposentou no final do ano passado. Ele trabalha atualmente como comentarista da ESPN.
Ralf: O volante continua em atividade aos 40 anos e atua pelo Vila Nova, tendo disputado 28 jogos da Série B deste ano. Ele deixou o Corinthians em definitivo em 2020 e ainda passou por Cianorte e Avaí.
Danilo: O ex-meia ficou no Corinthians até 2018, foi para o Vila Nova no ano seguinte e pendurou as chuteiras ao fim da temporada. Ele retornou ao Corinthians em 2021, mas como treinador da base. Foi campeão da Copinha deste ano antes de ser demitido, em junho, e está sem cargo no momento.
Paulinho: Após o Mundial, o meio-campista rodou o mundo. Foi para o Tottenham, atuou no futebol chinês, chegou no Barcelona e também passou pela Arábia Saudita até retornar ao Alvinegro paulista, em 2022. Ficou no clube até o meio deste ano, está prestes a fazer a sua partida de despedida do futebol aos 35 anos e acabou de ser anunciado como coordenador técnico do Mirassol.
Jorge Henrique: Aos 42 anos, ele ainda não se aposentou, tendo ficado sem clube desde o meio do ano passado até agosto, quando assinou com o Piauí, da segunda divisão estadual. Deixou o Corinthians em 2013, e atuou por Inter, Vasco, Figueirense, Náutico, Brasiliense, Camboriú, Democrata-SL e North EC, além de ter atuado por um time de futebol de 7.
Paolo Guerrero: O centroavante peruano se mantém ativo aos 40 anos. Ele segue defendendo a sua seleção e está atualmente no Alianza Lima. Antes disso, passou por Flamengo, Inter, Avaí, Racing e LDU após deixar o Corinthians.
Emerson Sheik: O atacante foi emprestado ao Botafogo em 2014, depois defendeu Flamengo e Ponte Preta até retornar ao Corinthians em 2018, quando encerrou a carreira. É atualmente comentarista do Arena SBT.
Além deles, o técnico Tite está sem time desde que foi demitido do Flamengo, em setembro. O treinador multicampeão pelo Corinthians também comandou a seleção brasileira entre 2016 e 2022, com duas Copas do Mundo na bagagem.
Curiosidade: O Corinthians foi o último time não europeu a se sagrar campeão mundial. Desde 2013, todos os vencedores do torneio da Fifa foram da Europa.