Topo

João Paulo vence 1ª eleição no Botafogo após Era SAF: 'Responsabilidade'

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

19/12/2024 20h21

O Botafogo tem um novo presidente. Em eleição realizada nesta quinta-feira (19), na sede de General Severiano, João Paulo Magalhães foi eleito mandatário do clube pelos próximos quatro anos, com 573 votos. Esse foi o primeiro pleito do Alvinegro após a implementação da SAF — John Textor adquiriu 90% das ações em operação concluída em 2022.

A chapa "Os escolhidos" tem como vice André Silva, nome conhecido da torcida alvinegra. Ele foi vice de Futebol do clube entre 2009 e 2012. O mandato é de quatro anos, sem previsão de reeleição.

Uma grande honra ser escolhido presidente do Botafogo. Uma responsabilidade imensa. Quero dizer para toda a torcida do Botafogo que tudo que eu puder fazer para apoiar o Textor e a SAF, farei. Sou um soldado do Botafogo e vou proteger o futebol sempre. João Paulo Magalhães

Vinicius Assumpção, que encabeçou a chapa "Orgulho Alvinegro", teve 399 votos. O pleito contou apenas com duas candidaturas. A eleição ainda teve 10 votos nulos e cinco brancos.

Esta eleição do Glorioso teve uma curiosidade. João Paulo teve o apoio de Durcesio Mello e foi o candidato da situação, mesmo tendo como oponente o então vice-presidente de Durcesio. O caso foi fruto de uma ruptura de ideias no decorrer do mandato.

João Paulo é empresário e membro da tradicional família Magalhães Lins — filho do ex-banqueiro José Luiz Magalhães Lins, que durante anos comandou o Banco Nacional, e de Nininha Nabuco, descendente de Joaquim Nabuco. Ele é figura célebre no futebol carioca nos últimos anos: esteve à frente da administração do Boavista, de Saquarema, e se afastou para avançar com a candidatura no Botafogo.

O Boavista, em 2004, passou a ser gerido por ele e seu irmão José Luca, que morreu em 2012, vítima de um câncer. Em 2007, o Boavista alcançou a primeira divisão estadual.

João Paulo assume o clube associativo, que tem cadeira no Conselho de Administração da SAF — o Botafogo tem 10% e John Textor é dono dos outros 90%.

Textor comemora

John Textor, dono da SAF do Alvinegro, celebrou a vitória de João Paulo em uma publicação nas redes sociais. "Agora integra uma orgulhosa e gloriosa liderança... O passado, o presente e o futuro do nosso amado Botafogo. Sei que estás à altura do desafio. Vamos continuar perseguindo títulos juntos".

Na imagem, o empresário norte-americano aparece ao lado de João Paulo, Carlos Augusto Montenegro, presidente do título brasileiro de 95, e Durcesio Mello.

O que ele disse?

Relação com SAF e Textor: "A melhor possível. Estamos aqui para apoiar o John e apoiar o Botafogo no que precisar para conquistar mais títulos."

Esportes olímpicos: "O Botafogo vive uma renovação nos projetos de Esportes Olímpicos, já mandou oito atletas para as últimas Olimpíadas e vamos continuar trabalhando para aumentar os Esportes Olímpicos dentro do Botafogo."

Primeiro plano? "O Botafogo tem vários desafios. Acho que o principal é a reforma do Mourisco Mar, que é um aparelho importante para o clube."

Foi presidente do Boavista. Pode ajudar a SAF? "Estou aqui para cuidar do social, e estou à disposição do Textor para o que ele acionar. Realmente, fui gestor de futebol durante vários anos, do Boavista, e me orgulho muito do trabalho feito lá. Tenho bons amigos no cenário político do futebol e se o Textor, algum dia, quiser a minha ajuda para qualquer coisa, pode me aciona."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

João Paulo vence 1ª eleição no Botafogo após Era SAF: 'Responsabilidade' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Botafogo