PVC: Filipe Luís deu certo no Flamengo porque entendeu o que a torcida quer

Ídolo do Flamengo como jogador, o Filipe Luís conquistou rapidamente os corações rubro-negros como técnico porque entendeu o que eles desejam ver em campo, afirmou o colunista Paulo Vinícius Coelho no De Primeira.

O Filipe Luís tem uma característica, e a gente fala muito que o Jorge Jesus é uma inspiração para o Filipe Luís, mas é principalmente uma inspiração para o Filipe Luís por compreender que a torcida do Flamengo quer o time no ataque sempre que possível, marcando pressão na saída de bola.
Paulo Vinícius Coelho

No quadro Prancheta do PVC, o colunista explicou qual foi a principal mudança tática do Flamengo de Tite para o de Filipe Luís.

Você saiu de um time que marcava na intermediária para um time que quer marcar pressão.

A grande questão do Filipe Luís é o estilo que o Flamengo precisa impor -- a capacidade de subir a marcação, com as linhas subindo juntas, compactas, para não dar espaço atrás, e pressionar a saída de bola.
Paulo Vinícius Coelho

PVC acrescentou que, apesar do ímpeto ofensivo, Filipe Luís já mostrou que sabe organizar com competência seus sistemas defensivos. Inclusive, inspirado em seu ex-técnico no Atlético de Madrid.

Quando ele perdeu o Bruno Henrique no jogo contra o Corinthians em Itaquera, imediatamente ele voltou para fazer uma linha de cinco e uma linha de quatro. E aí ele marcou no bloco baixo, porque cada jogo pede uma coisa.

Ele tem outra inspiração, o Diego Simeone, que sabe muito bem marcar por pressão, mas entende que quando o time tiver em situações de inferioridade pode jogar com três zagueiros, o que não significa ser defensivo — tem quatro no meio e dois atrás do centroavante, fazendo um 3-4-3 que muitas vezes vira um 5-4-1 quando precisar defender.

O Filipe Luís já fez isso, inclusive com o Alex Sandro como terceiro homem na saída de bola. Mas a diferença fundamental é que o Filipe sabe que o Flamengo precisa ser impositivo e pressionar o adversário com o sistema que for.
Paulo Vinícius Coelho

Continua após a publicidade

Filipe Luís assumiu o Flamengo após a passagem frustrante Tite, liderou o time ao pentacampeonato da Copa do Brasil e "salvou" a temporada rubro-negra com apenas 13 jogos no comando.

São oito vitórias, quatro empates e uma derrota, com aproveitamento de 71,8%. No início do ano, ainda nas categorias de base, ele foi campeão mundial como técnico do sub-20.

Gabigol teve a pior temporada dele no Flamengo, diz PCV: 'Ano ridículo'

Ídolo do Flamengo e artilheiro das finais, Gabigol deixa o clube tendo feito uma última temporada "ridícula", criticou o colunista Paulo Vinícius Coelho.

Gabigol fez 38 jogos e 8 gols — quatro na Série A, dois na Copa do Brasil e dois no Carioca. É ridículo, o ano dele foi ridículo.

Acho que tem duas questões que pesam nesse número dele, na pior temporada dele no Flamengo. Ele começa a relação com o Tite numa crise física e passa a ter uma crise tática.
Paulo Vinícius Coelho

Continua após a publicidade

Assista ao comentário:

Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte

Toda semana, sempre às 17h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:

Live do Flamengo - segunda-feira (às 17h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 17h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (17h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (17h de Brasília)

Confira os horários das lives do UOL Esporte

8h30 - UOL News Esporte - Eduardo Tironi e o time de colunistas do UOL comentam as principais notícias do dia.
14h - De Primeira - Luiza Oliveira, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.

Continua após a publicidade

O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Assista ao De Primeira na íntegra

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.