Não estranhe se você ligar a TV para ver algum jogo do grupo 27 da Copinha e der de cara com um ataque formado por Thierry Hanry e Henry. A dupla 'francesa', que defenderá o Santo André na competição, terá pela frente Corinthians, Rio Branco-AC e Gazin Porto Velho-RO na primeira fase.
Os dois têm o nome inspirado no atacante Thierry Henry, astro que passou por Arsenal, Barcelona e seleção francesa, mas não são franceses. O UOL conversou com a dupla para entender as histórias por trás dos nomes.
Origem dos nomes e semelhanças
Thierry Hanry teve a escolha do nome influenciada por um primo. Fã do atacante francês, ele deu a sugestão, que foi acatada pela mãe do atleta. O nome, no entanto, tem uma diferença em relação ao que inspirou a família: a letra A no lugar do E. A mudança foi proposital.
O nome de Henry Salles foi uma escolha do pai do jogador. Assim como o primo de Thierry Hanry, ele era fã do atacante francês.
Classificação e jogos
Ele [primo] gostava muito de futebol, acompanhava o Thierry [Henry]. Minha mãe estava grávida de mim, ele deu ideia para ela. Minha mãe gostou e colocou esse nome. Minha mãe quis ser diferente um pouco, acho que ela quis mudar um pouco o nome.
Thierry Hanry ao UOL
O meu nome foi meu pai que me deu e ele colocou o nome por causa do jogador mesmo. Ele gostou do jogador e se inspirou para o nome.
Henry Salles
Thierry Hanry não é o único nome baseado em astros franceses do futebol na família. O irmão do atacante do Santo André se chama Taylon Thuram, em referência ao ex-jogador Lilian Thuram.
Os nomes fizeram a dupla procurar lances de Henry na internet. Henry Salles nasceu em 2006 e Thierry Hanry é de 2007 e pouco acompanharam a carreira do astro francês, que se aposentou em 2015. Eles avaliam que têm a velocidade em comum com o ex-jogador.
A velocidade. Eu não cheguei a assistir muito ele. Vi lances picados.
Henry Salles
Não vi muitos lances dele, nunca vi jogos completos. Vejo Reels [no Instagram], TikTok... O mais semelhante que vejo em mim com ele é a velocidade, vi que ele corria muito.
Thierry Hanry
Ídolo, mas nem tanto...
O nome fez com que Henry Salles e Thierry Hanry tenham Henry como um ídolo, mas outro jogador ocupa um espaço maior no coração da dupla: Neymar.
Ele acaba sendo um ídolo por causa do nome, da coincidência, mas meu ídolo mesmo é o Neymar.
Henry Salles
Thierry para mim é uma referência, é legal por causa do nome, me inspiro nele, mas o Neymar não tem nem comparação.
Thierry Hanry
O peso de levar o nome de um jogador que foi uma estrela mundial não é algo que assombra a dupla do Santo André. Eles, no entanto, reconhecem o tamanho do francês.
O peso é grande de levar o nome dele, mas ele fez a história dele e eu quero fazer a minha aqui com a camisa do Santo André.
Henry Salles
O peso é grande, mas eu acho tranquilo. Nem fico com esses negócios na mente de pesar o nome do cara, mas tenho que fazer minha história também.
Thierry Hanry
Jogos da dupla 'francesa' na Copinha
- 4/1 - Santo André x Rio Branco-AC - 19h15
- 7/1 - Santo André x Gazin Porto Velho-RO - 14h45
- 10/1 - Santo André x Corinthians - 17h
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.