Barcelona goleia e avança na Copa do Rei em jogo com polêmica e sem VAR
Colaboração para o UOL
04/01/2025 16h51
Classificação e Jogos
Neste sábado (4), o Barcelona estreou na Copa do Rei e venceu o Balastro fora de casa mesmo com problemas de contratação no clube.
Pela 2ª rodada da Copa do Rei, o Barcelona atropelou por 4 a 0 o Barbastro, da quarta divisão, e se classificou. O destaque da partida foi o atacante polonês Lewandowski, que marcou duas vezes. Eric García e Pablo Torres completaram a goleada.
Relacionadas
A partida teve polêmicas na posição de Lewandowski em dois dos gols do Barcelona. A equipe do Balastro pediu impedimento nos dois lances. Sem a presença do VAR, os gols foram validados. Conforme a determinação da Federação Espanhola, o árbitro de vídeo só entra em ação na Copa do Rei a partir das oitavas de final da competição.
O Barcelona espera o sorteio para saber quem irá enfrentar na 3ª rodada da Copa do Rei. O time catalão volta à campo na próxima quarta-feira (8), às 16h (de Brasília), em Jidá (Arábia Saudita), para a Supercopa da Espanha. O Barça encara a semifinal diante do Athletic Bilbao. Já o Barbastro volta à campo somente no dia 12, quando recebe o Tudelano, em partida da quarta divisão do Espanhol.
Nos últimos dias, o Barcelona viveu problemas fora de campo por conta da tentativa de inscrição na temporada de dois reforços: o meia-atacante Dani Olmo, contratado por 50 milhões junto ao RB Leipzig em agosto, e o jovem atacante Pau Victor. O caos tem gerado confusões entre a gestão do presidente Joan Laporta com as direções da Federação Espanhola e a de LaLiga.
Como foi o jogo
O Barça certamente esperava na sua segunda visita consecutiva à Barbastro, na região de Aragão, um sofrimento menor que na temporada passada, onde precisou vencer no sufoco, por 3 a 2, para se classificar diante da equipe da casa. Dessa vez, no entanto, o time agora comandado por Hansi Flick não sofreu para tentar furar a defesa adversária.
No primeiro tempo, o time catalão impôs o seu ritmo e já controlava a posse de bola, e as chances não demoraram para aparecer, e assim, construiu os seus dois gols. Primeiro, em uma jogada aérea que terminou com gol marcado por Eric García, e em seguida, minutos mais tarde, Lewandowski ampliou as contas com outro gol de cabeça, este com uma pequena dúvida sobre a posição do polonês, que se posicionou a frente e subiu sozinho para marcar.
O segundo tempo manteve a tendência do Barça de impor o seu ritmo, de modo em que o Barbastro sequer conseguia ameaçar o gol do time catalão. Para piorar, o time da casa, nervoso, errava ainda mais os passes e movimentos, de modo em que Lewandowski ampliou o placar. Outra vez houve polêmica sobre a posição do polonês, mas sem a presença do VAR, que não está disponibilizado para as primeiras fases da Copa do Rei, o gol foi mais uma vez confirmado.
Mesmo com o placar garantido, o Barcelona garantia o seu ímpeto, e seguia pressionando alto no campo adversário nas raras vezes em que estava sem a bola, e assim, conseguiu ampliar a vantagem com um gol marcado por Pablo Torre. Sem grandes ameaças, Flick colocou alguns jogadores que buscam retomar seus espaços no time, como Gavi e Ansu Fati, e jovens como Toni Hernández, de 16 anos. O time catalão só trabalhou a bola, alternando entre ações no ataque ou simples trocas de passes no seu campo para confirmar a goleada e a classificação.
Gols e lances
Eric García abre o placar (0x1): Aos 20 do primeiro tempo, na primeira grande chance do Barça, Arnau errou o soco no escanteio cobrado na área do Barbastro. De Jong cruzou na área no rebote, Araujo tentou na primeira, e Eric García finalizou na segunda chance para abrir o placar.
Lewandowski faz o seu primeiro (0x2): Aos 30, após cobrança de falta lateral, Pablo Torre cruzou na área, e Lewandowski cabeceou para marcar o seu o primeiro gol na partida, e o segundo do Barcelona.
Lewandowski marca (0x3): Aos 2 do segundo tempo, o polonês recebeu, em posição duvidosa, um belo passe de Pablo Torre, ganhou do zagueiro no jogo de corpo, e tocou na saída do goleiro Arnau pra fazer mais um e ampliar o placar.
Pablo Torre amplia (0x4): Aos 15, após erro de chutão do goleiro Arnau, a bola sobrou para Pablo Torre, que havia sido o garçom de dois dos gols do Barça, e aproveitou para marcar o seu. Ele tocou pro gol vazio após o erro para fazer o quarto gol.
Ansu Fati tenta: Aos 36 do segundo tempo, Fati, que havia entrado no lugar de Lewandowski, teve sua chance, e recebeu grande passe dentro da área, mas ele finalizou mal, e Arnau fez boa defesa.
Ficha técnica
Barbastro 0 x 4 Barcelona
Competição: 32-avos-de-final da Copa do Rei 2024-2025
Local: Estadio Municipal de Deportes de Barbastro, em Barbastro (Espanha)
Árbitro: Isidro Díaz De Mera Escuderos
Assistentes: Diego Santaursula Aguado e Hernández Ramos
VAR: -
Amarelos: Guille, Lewandowski
Vermelhos: -
Gols: Eric García (20/1º), Lewandowski (30/1º), Lewandowski (2/2º), Pablo Torres (15/2º)
Barbastro: Arnau Fàbrega (Victor Méndez); Bautista, García, Arroyo, Santigosa, Barrera; Jaime (Marc Prat), Javito, Alonso; Albín (Gastón Iñigo), El Haddadi. Técnico: Daniel Martínez.
Barcelona: Szcz?sny; Koundé (Sergi Domínguez), Araujo, Iñigo Martínez (Cubarsí), Gerard Martín; Eric García, De Jong, Fermín, Pedri (Gavi), Pablo Torre (Toni Fernández), Lewandowski (Ansu Fati). Técnico: Hansi Flick