Abel dá recado: 'Klopp ganhou menos no Liverpool do que nós no Palmeiras'

Abel Ferreira aproveitou a presença de Jürgen Klopp no Allianz Parque e comparou o seu histórico de títulos com o do ex-treinador do Liverpool para rebater críticas sobre uma eventual 'falta de fome de títulos' no Palmeiras, que empatou por 0 a 0 com o Bragantino nesta terça-feira (28), pelo Paulistão.

Desde que cheguei nunca menti que sou um treinador de projeto. Ainda hoje esteve aqui um senhor chamado Klopp e ganhou menos títulos no Liverpool do que minha comissão aqui, e teve oito anos. Então, não venha falar de fome de títulos Abel Ferreira, em entrevista coletiva

O que aconteceu

O técnico foi questionado por um repórter se estava com a bateria carregada neste começo de ano e se ainda tinha energia para passar aos seus jogadores.

Abel reiterou que é um treinador de projeto, citou o ex-treinador do Liverpool e reforçou que está fechado com o Palmeiras, dias após dizer que vai para o seu último ano no Brasil — ele tem contrato até dezembro de 2025. Ainda não houve anúncio oficial sobre um novo vínculo.

Klopp assistiu ao jogo in loco de um dos camarotes do Allianz Parque. O alemão é diretor global da Red Bull e está de passagem pelo Brasil para conhecer a estrutura do Bragantino, um dos clubes do grupo.

Volto a falar: o Klopp teve oito anos e não ganhou o que nós ganhamos aqui em quatro, cinco anos. E quando falo nós, não é o treinador que ganha, não são os jogadores, a presidente, os torcedores... Somos todos, somos nós. O torcedor tem todo o direito de me criticar, o que quiser. A única coisa que peço é que do primeiro ao último segundo apoiem a equipe. É a máxima função deles. E no final, se quiseram vaiar, comecem com o treinador

Sou capitão do meu destino e dono da minha alma. Estou onde quero estar e onde gosto de estar. A sua opinião e dos outros não é minha. Estou aqui porque quero, porque tenho vontade de ganhar, porque não há nenhum clube no mundo que me dê todas as condições como me dá este clube, estou aqui porque pra mim o Palmeiras é o melhor clube do Brasil de longe. E é por isso que continuo aqui

[Estar no Palmeiras] Me dá conhecimento, oportunidade de ganhar títulos, paga todos os funcionários a tempo e hora, e aqui eu vejo identidade, isso foi o que nós criamos nos últimos anos e vamos continuar aqui. Independentemente de opiniões e críticas que venham de fora. Não são os de fora que vão nos dizer o caminho que eu ou a direção têm que seguir, somos nós aqui dentro

Abel Ferreira está no Palmeiras desde outubro de 2020 e já levantou dez troféus:

Continua após a publicidade
  • (2) Copa Libertadores - 2020 e 2021
  • (1) Copa do Brasil - 2020
  • (3) Campeonato Paulista - 2022, 2023 e 2024
  • (2) Campeonato Brasileiro - 2022 e 2023
  • (1) Recopa Sul-Americana - 2022
  • (1) Supercopa do Brasil - 2023

Jürgen Klopp ficou no Liverpool de 2015 a 2024 e conquistou oito taças:

  • (1) Champions League - 2018/19
  • (1) Supercopa da Uefa - 2019
  • (1) Mundial de Clubes da Fifa - 2019
  • (1) Campeonato Inglês - 2019/20
  • (2) Copa da Liga Inglesa - 2021/22 e 2023/24
  • (1) Copa da Inglaterra - 2021/22
  • (1) Supercopa da Inglaterra - 2022

O que mais ele disse

Último ano no Palmeiras? "Você só tem que saber que me futuro é no Palmeiras e não tem muito mais o eu dizer sobre o meu contrato. O meu foco agora é tornar a equipe mais competitiva, arrumar soluções para os nossos problemas, e com 20 dias não estava a espera de ver tanta dinâmica. Esse é meu foco e nada mais. Estou no Palmeiras de corpo e alma e meu futuro e presente passa pelo Palmeiras."

Cutucada em Estêvão. "É só não fintar a defesa três vezes. Depois que fintar a primeira, tem que fazer coisas. Ou tem que cruzar, passar ou arrematar. Se fintar a defesa 3 vezes, o adversário vai colocar mais gente dentro da área. Precisamos só que utilize toda capacidade que tem e, depois de tirar a defesa a primeira vez, fazer coisas. É simplificar um pouco mais porque sempre vai ter pressão e tornar o jogo mais objetivo. É isso que queremos dele e trabalharemos com ele."

Continua após a publicidade

Inspiração em Klopp. "Vou pensar e tentar falar com ele para ver o que faço com 60 anos: consultor técnico. Posso tentar isso no futuro. Ver o que é essa profissão, visitar os clubes, falar com os treinadores, mas agora não. Agora quero dar meu sangue por esse clube, ganhar títulos. Há muito o que fazer neste clube. Construir e continuar construindo e continuar a ganhar. E para isso precisamos dos nossos torcedores."

Protestos a Anderson Barros. "Desde que cheguei, ele já está acostumado a ser criticado, muros pintados, e faz parte essa cobrança. A torcida tem o direito de se manifestar, mas é importante que num momento como esse, início do ano, estejamos todos do mesmo lado, e que confiem no que estamos fazendo. O trabalho recente tem dado provas qual o caminho. No ano passado tínhamos um elenco curto, e foi num elenco curto que o Estêvão surgiu. Já temos quatro anos de trabalho juntos e sabemos o que fazemos. Basta ver o que o Palmeiras tem feito e comparar com os de fora."

Calendário apertado. "Sabemos qual o caminho, onde queremos chegar e que neste momento vamos ter que sofrer um bocado para carregar as baterias, jogar de dois em dois dias, para aceitar os resultados. Sei quantos dias temos de trabalho, quantos jogos fizemos e onde nosso time vai estar. 20 dias, 5 jogos, primeira vez que faço isso na minha vida. Primeira vez que em 20 dias preparo uma equipe e já tenho cinco jogos feitos. Pra mim dá tanto trabalho ganhar um Paulista como uma Libertadores. Para mim, o trabalho é o mesmo. Decidimos dividir o grupo em função do calendário, numa fase inicial, e quando acharmos que temos que dividir o grupo em um só, vamos fazer isso."

Pedido aos torcedores. "O que peço a nossos torcedores é que estejam juntos da equipe. Estamos com 20 dias de trabalho, e a temporada é longa. Se nossos torcedores não estão conosco, vai ser mais difícil. Queria que nossos adversários estivessem fora do Allianz Parque, e não dentro."

27 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Dimas Danilo Trincas Fragoso

Independente de quem ganhou mais, a verdade é que o Palmeiras e o Liverpool são fregueses do São Paulo. 

Denunciar

Mauro Pisaneschi Azevedo

Abel sendo Abel, sempre buscando desviar do tema central que é o fraco futebol do time. E comparar os títulos e campeonatos disputados com os do  Klopp é um absurdo. O Abel tem capacidade mas se julga o suprassumo. 

Denunciar

Carmo Bernardi Caparelli

Este cara so tem um problema a arrogancia!!!! Se fosse bom nao estaria no Brasil 

Denunciar