Topo

Empresa rebate críticas de Filipe Luís, do Flamengo, sobre bola do Carioca

Gerson, do Flamengo, em ação contra o Volta Redonda, pelo Carioca - Diogo Neves/Ag. Estado Gerson, do Flamengo, em ação contra o Volta Redonda, pelo Carioca - Diogo Neves/Ag. Estado
Gerson, do Flamengo, em ação contra o Volta Redonda, pelo Carioca Imagem: Diogo Neves/Ag. Estado

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/01/2025 17h16

O técnico do Flamengo, Filipe Luís, fez duras críticas à bola utilizada no Campeonato Carioca depois da vitória do Flamengo sobre o Volta Redonda, no último sábado. Nesta terça-feira, a Penalty, empresa responsável, se pronunciou e negou que haja comentários negativos sobre o produto.

O que aconteceu

Filipe Luís chamou a bola de "horrível". Ele repetiu críticas que Tite já havia feito no ano passado. Thiago Silva, do Fluminense, fez coro ao treinador um pouco depois.

O que atrapalha é a bola. O clima estava bom, mas a bola é horrível. Gostaria que vocês perguntassem para os jogadores, para os jogadores de todos os times também. Essa bola da Penalty é horrível. Eu tive a oportunidade de jogar com ela e agora estou vendo eles sofrerem também com ela. O campo estava bom, o clima estava bom, a torcida boa, só a bola que era ruim. Mas é sempre muito agradável vir aqui em Brasília, torcida sempre faz uma festa bonita no estádio. Tenho lembranças muito felizes aqui, até títulos conquistados. Filipe Luís

A Penalty respondeu. A empresa é responsável pelas bolas do Campeonato Carioca, Paulista, Paraense, Copa do Nordeste e das federações do Uruguai e da Bolívia.

É prática da Penalty manter contato com as entidades parceiras para obter feedback sobre seus produtos. Após as declarações feitas no último dia 25, entramos oficialmente em contato, novamente, com as Federações que utilizam a S11 Ecoknit. Constatamos que não há nenhum comentário negativo em relação à bola. São centenas de clubes e atletas que tiveram contato com o produto apenas neste ano. Nota oficial

Veja a nota na íntegra

"Em esclarecimento à declaração sobre a nossa bola S11 Ecoknit, gostaríamos de reiterar que ela é a mesma utilizada nos Campeonatos Carioca, Paulista, Paraense, Copa do Nordeste (CBF), além de ser adotada pelas Federações Boliviana e Uruguaia.

A Penalty reafirma seu compromisso com a qualidade das bolas e a alta performance necessária para atender os atletas dentro dos mais rigorosos critérios. A S11 Ecoknit segue todos os parâmetros exigidos pela FIFA, conforme o Quality Programme for Footballs, e possui o selo máximo da entidade, o FIFA Quality Pro.

Entendemos que é fundamental para todas as equipes se familiarizarem e treinarem com a bola específica da competição na qual participarão. Cada atleta tem um tempo próprio de adaptação, e é por isso que o material é sempre disponibilizado antes do início do campeonato, permitindo que os profissionais tenham o máximo de contato possível com o produto.

Além disso, fatores como o transporte da bola, a orientação de uso -- incluindo a calibragem correta --, as características do gramado, entre outros, podem gerar variações na performance da bola.

É prática da Penalty manter contato com as entidades parceiras para obter feedback sobre seus produtos. Após as declarações feitas no último dia 25, entramos oficialmente em contato, novamente, com as Federações que utilizam a S11 Ecoknit. Constatamos que não há nenhum comentário negativo em relação à bola. São centenas de clubes e atletas que tiveram contato com o produto apenas neste ano.

Adicionalmente, vale ressaltar que a S11 Ecoknit é utilizada pela Federação Boliviana de Futebol tanto em jogos do campeonato local quanto nas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA, um dos cenários mais desafiadores, devido ao ar rarefeito causado pelas altitudes elevadas. Mesmo nesse contexto, nunca houve qualquer comentário negativo. A S11 Ecoknit esteve presente em partidas disputadas pelos principais atletas do mundo, incluindo seleções como Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, Paraguai e Peru.

Por fim, destacamos que a Penalty está constantemente alinhada com a FIFA e as entidades parceiras, por meio de encontros presenciais e conferências dedicadas às atualizações, referentes as especificações técnicas da bola."


Flamengo