Red Bull Bragantino e Santos registram as piores campanhas de clubes da Série A neste início da temporada de 2025, enquanto seus rivais de estado integram a parte de cima do ranking.
O que aconteceu
O Bragantino conquistou apenas 25% dos pontos disputados até então, tendo o pior aproveitamento disparado. O Massa Bruta venceu apenas um jogo e perdeu seus outros três compromissos, todos pelo Paulistão.
Santos e Atlético-MG aparecem logo depois, empatados com 33,3% cada um. O Peixe tem uma vitória, um empate e duas derrotas, enquanto o Galo emendou três empates seguidos no Estadual. O time comandado pelo técnico Cuca, inclusive, é o único que não venceu entre os 20 da elite nacional — até se considerar os jogos de pré-temporada nos EUA.
Fluminense, Botafogo e Cruzeiro também possuem aproveitamento inferior a 50% dos pontos. Os rivais cariocas têm 40% cada um, e a Raposa, 44,4%.
O Fortaleza aparece na liderança do ranking, com 100%. O Leão do Pici venceu suas três partidas disputadas, incluindo a goleada de segunda (27) diante do Cariri por 7 a 0.
São Paulo, Corinthians e Mirassol completam o "G4" do levantamento. O Tricolor tem 77,8% de aproveitamento, na frente do clube do Parque São Jorge e do Mirassol, que possuem 75% cada um.
Quase metade dos times da Série A ainda não perdeu em 2025. Fortaleza, São Paulo, Grêmio, Inter, Sport, Vasco, Vitória e Atlético-MG seguem invictos.
O levantamento foi feito considerando apenas os jogos oficiais disputados, sem contar amistosos de preparação. Clubes que estenderam a pré-temporada entraram em campo com escalações alternativas e utilizaram os titulares apenas no último compromisso pelos Estaduais, como São Paulo, Flamengo, Cruzeiro, Atlético. Já alguns times pouparam jogadores, enquanto outros tiveram força máxima à disposição durante todo o tempo.
Rankig
- Fortaleza: 100% (três vitórias)
- São Paulo: 77,8% (duas vitórias e um empate)
- Corinthians: 75% (três vitórias e uma derrota)
- Mirassol: 75% (três vitórias e uma derrota)
- Ceará: 66,7% (duas vitórias e uma derrota)
- Grêmio: 66,7% (uma vitória e um empate)
- Inter: 66,7% (uma vitória e um empate)
- Sport: 60% (duas vitórias e três empates)
- Vasco: 60% (duas vitórias e três empates)
- Vitória: 60% (duas vitórias e três empates)
- Palmeiras: 58,3% (duas vitórias, um empate e uma derrota)
- Bahia: 53,3% (duas vitórias, dois empates e uma derrota)
- Flamengo: 53,3% (duas vitórias, dois empates e uma derrota)
- Juventude: 50% (uma vitória e uma derrota)
- Cruzeiro: 44,4% (uma vitória, um empate e uma derrota)
- Botafogo: 40%: (duas vitórias e três derrotas)
- Fluminense: 40% (uma vitória, três empates e uma derrota)
- Atlético-MG: 33,3% (três empates)
- Santos: 33,3% (uma vitória, um empate e duas derrotas)
- Red Bull Bragantino: 25% (uma vitória e três derrotas)
10 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Sergio Henrique Kertzmann
Matéria "extremamente útil e interessante" para uma temporada recém iniciada, cujos campeonatos regionais estão na quarta ou quinta rodadas. Os estagiários poderiam fazer um ranking sobre quantos passos cada treinador já deu em sua área delimitada no gramado, nestas mesmas rodadas, considerando os times da série A.
Michel Araújo da Costa
Errado. O Flamengo tem 46,66% de aproveitamento (2 vitórias (Bangu e Volta Redonda), 1 empate (Madureira) e 2 derrotas (Boa Vista e Nova Iguaçu)), e não 53,3%, com duas vitórias, dois empates e uma derrota como dito na matéria.
Orlando Geraldo de C Baptista
Essa matéria se equivocou com relação ao Botafogo, são duas vitórias e três derrotas e não três empates