Corinthians terá descanso inferior a regulamento devido à maratona de jogos


Classificação e Jogos
O Corinthians terá uma maratona de jogos em fevereiro, mês mais curto do ano, e um caso excepcional de tempo de descanso inferior ao previsto no Regulamento Geral de Competições (RGC) da Federação Paulista de Futebol.
O que aconteceu
O Timão vai entrar em campo nove vezes nos próximos 26 dias. A equipe alvinegra terá sete jogos pelo Paulistão e outros dois pela pré-Libertadores.
Entre 1º e 3 de fevereiro, o Corinthians terá dois compromissos num espaço de 49 horas. No sábado, o clube enfrenta o Noroeste na Neo Química Arena, às 18h30 (de Brasília), enquanto visitará o Novorizontino na segunda.
Os atletas não terão as 60 horas de descanso mínimo entre partidas, previsto no próprio regulamento de competições da FPF. Em nota, a entidade explicou o motivo para as datas muito próximas e afirmou que o modelo foi acertado com o clube antes da divulgação
Com o início do Estadual no dia 15 de janeiro e classificado para a fase preliminar da CONMEBOL Libertadores, o Corinthians também tem ajuste em sua tabela, tendo que disputar a partida da 11ª rodada, que seria entre a 6ª e 7ª rodada, com intervalo menor para uma partida. O cenário foi debatido entre FPF e clube, que esteve de acordo com tal modelo.
FPF, em nota oficial
Por outro lado, o tempo de descanso tem muito mais a ver com uma questão médica do que com as regras da FPF. O período estabelecido entre jogos é uma orientação embasada em estudos sobre recuperação física e mental.
Por isso, o Timão deverá mesclar as escalações entre sábado e segunda, a fim de não sobrecarregar nenhum atleta. Isso significa que os reservas do técnico Ramón Díaz terão mais oportunidade nas próximas duas rodadas.
Se o Corinthians escalar um time numa partida e outro completamente diferente na outra, o clube não está violando o regulamento, referente ao intervalo de 60 horas. Existe também um parágrafo [do RGC], que diz que há uma exceção para essa regra, se o clube pedir uma autorização para o departamento de competições, junto com o laudo médico, confirmando que o atleta tem condições de atuar.
João Henrique Chiminazzo, advogado especialista em direito desportivo
Veja a sequência de jogos do Corinthians
- Corinthians x Noroeste -- 1º/2 -- 18h30 -- Paulistão
- Novorizontino x Corinthians -- 3/2 -- 21h30 -- Paulistão
- Palmeiras x Corinthians -- 6/2 -- 20h -- Paulistão
- Corinthians x São Bernardo -- 9/2 -- 20h30 -- Paulistão
- Corinthians x Santos -- 12/2 -- 21h35 -- Paulistão
- Portuguesa x Corinthians -- 15/2 -- 18h30 -- Paulistão
- Universidad Central (VEN) x Corinthians -- 19/2 -- 21h30 -- Pré-Libertadores
- Corinthians x Guarani -- 23/2 -- 18h30 -- Paulistão
- Corinthians x Universidad Central (VEN) -- 26/2 -- 21h30 -- Pré-Libertadores