Topo

Presidente da Concacaf defende time de James no Super Mundial e gera climão

León (MEX) foi retirado do Super Mundial de Clubes pela Fifa Imagem: Leopoldo Smith/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

25/03/2025 13h36

Classificação e Jogos

A retirada do León (MEX) — time do ex-São Paulo James Rodríguez — do Super Mundial de Clubes da Fifa gerou um climão entre Victor Montagliani, presidente da Concacaf, e o Alajuelense, clube da Costa Rica que pode herdar a vaga dos mexicanos na competição.

O que aconteceu

Montagliani defendeu a permanência do León no Super Mundial. O time mexicano pode recorrer da decisão da Fifa no Tribunal Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês).

É um processo legal, o Grupo Pachuca [dono do León] tem a possibilidade de ir ao CAS. Não sei o que vai acontecer, nós respeitamos o processo legal, mas, para mim, como presidente da Concacaf, apoio o León, porque ganhou a Concachampions [em 2023] em campo. Nós esperamos que, no fim, eles estejam no Mundial de Clubes. Víctor Montagliani, presidente da Concacaf, ao canal TUDN

O Alajuelense se incomodou com a fala do dirigente e apontou "grave transgressão ao dever da neutralidade". O clube foi o responsável por expor a irregularidade que culminou na retirada do León do Super Mundial.

Tanto o Alajuense quanto o León são integrantes da Concacaf. Por isso, as declarações do presidente constituem uma grave transgressão ao dever da neutralidade, ao princípio de imparcialidade e a lealdade institucional que deve reger a atuação de toda autoridade desportiva internacional. Trecho de nota oficial do Alajuelense

O time costa-riquenho foi à Fifa em novembro em 2024 para denunciar a irregularidade nas participações de León e Pachuca no Super Mundial. As duas equipes pertencem ao Grupo Pachuca, do empresário Jesús Martinez Patiño, algo que vai de encontro ao regulamento da competição internacional.

A Fifa não respondeu imediatamente, e o Alajuelense levou o caso ao TAS (Tribunal Arbitral do Esporte). A Fifa aguarda a decisão do tribunal, mas já retirou o León. A entidade não explicou o motivo de ter escolhido o León e não o Pachuca.

A entidade máxima do futebol não indicou o substituto do León, mas o Alajuelense é favorito a herdar a vaga. A Fifa deve repassar a vaga para o ranking da Concacaf, e tanto México quanto EUA já bateram o limite de participantes. Dessa forma, o herdeiro deve ser o costa-riquenho, 15º colocado do ranking e abaixo apenas de times mexicanos e estadounidenses.

Quem está de olho nesta "crise" é o Flamengo. Isso porque o León estava no grupo do Rubro-Negro, que ainda conta com Esperánce (TUN) e Chelsea (ING).

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Presidente da Concacaf defende time de James no Super Mundial e gera climão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Super Mundial de Clubes - 2025