Atacante revelado pelo Corinthians é suspenso por uso de anabolizante


Do UOL, em Santos (SP)
27/03/2025 17h43
O atacante Léo Jabá, do São Bernardo, testou positivo para duas substâncias no exame antidoping.
O que aconteceu
Revelado pelo Corinthians, Léo Jabá foi flagrado no exame antidoping justamente na partida do São Bernardo contra o Timão, pela oitava rodada do Campeonato Paulista.
O exame encontrou duas substâncias consideradas esteroides anabolizantes: a norandrosterna e noretiocolanolona.
A suspensão provisória já consta no site da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, do governo federal.
A defesa do atleta, em conjunto com o São Bernardo, pediu contraprova do exame e tenta evitar um gancho definitivo ao atleta. Por enquanto, ele está impedido de atuar profissionalmente.
Jabá tem contrato com o São Bernardo até o fim do ano. Revelado pelo Corinthians, ele também passou por Vasco e Vitória.
O que são as substâncias
De acordo com Flávia Magalhães, médica do esporte, especialista em gestão de saúde de atletas e que trabalha com futebol há mais de 20 anos, as substâncias facilitam o crescimento muscular e aumentam a recuperação após atividades intensas.
"A norandrosterona e a noretiocolanolona são substâncias que pertencem à classe dos esteroides anabolizantes e têm efeitos significativos no metabolismo e na fisiologia do corpo. Elas têm efeitos parecidos, como favorecer a síntese de proteínas, o que promove um aumento na massa muscular e na força, além de diminuir a gordura corporal e aumentar a taxa metabólica", explica a doutora.
"As duas substâncias são proibidas e classificadas como doping nos esportes, dado que proporcionam vantagens competitivas artificiais, o que viola as regras de igualdade e segurança nas competições", acrescenta.