Ler resumo da notícia
O fato de jogar em casa e com torcida única aumenta o favoritismo do Corinthians contra o Palmeiras na decisão do Paulistão, hoje, às 21h35 (de Brasília), na Neo Química Arena, destacou o colunista Walter Casagrande no UOL News Esporte desta quinta (27).
Quantas vezes o time adversário foi campeão fora de casa no Paulistão desde quando começou essas finais de torcida única? Desequilibra completamente uma final de campeonato — o time que joga em casa a segunda tem total favoritismo e vem sendo campeão.
O favoritismo do Corinthians é maior porque joga em casa a segunda do que pela vitória de 1 a 0 no Allianz Parque. Não é aquele resultado que está dando ao Corinthians o favoritismo todo, porque é um rival histórico e nunca teve favoritismo gigantesco ou fácil de apontar, como é recentemente nesses jogos de torcida única.
Então, o Corinthians é favorito, tem um time muito bom, venceu por 1 a 0. A vitória coloca uns 40% de favoritismo para o Corinthians, os outros 60% é porque joga em casa.
Casagrande
Classificação e jogos
Na opinião do colunista, apesar da vantagem corintiana, a pausa para data Fifa esfriou o clima do Dérbi após o primeiro jogo da final.
Todo o clima criado pela vitória do Corinthians, aquela energia, baixou. Teve data FIFA, é um jogo completamente diferente, começa do zero. É uma partida isolada daquela de 15 dias atrás. Então volta tudo ao zero — o Palmeiras não está abatido pela derrota.
É tudo uma incógnita hoje, mas o Corinthians é favorito. É uma pena, sinceramente, que é um jogo de torcida única. Hoje a regra é essa, mas isso tem que mudar, a segurança tem que evoluir para que possa ter duas torcidas e cores dentro do estádio.
Casagrande
Palmeiras precisa de fato novo para ser campeão em Itaquera, diz Casagrande
Abel Ferreira precisa criar um fato novo para o Palmeiras reverter a vantagem do Corinthians e ser tetracampeão paulista em Itaquera, afirmou Walter Casagrande.
O Palmeiras precisa de um fato novo na partida de hoje — causar um fato novo logo de cara.
O Abel tem que criar um fato novo para começar a partida porque você já pega o time adversário de surpresa. Uma coisa que ninguém esperava, o cara faz. Durante a partida, qualquer alteração que for feita, também tem que ser um fato novo.
Não pode sair um 9 e entrar outro 9. Não pode sair o 7 e entrar o outro 7. Isso aí não muda muita coisa.
Casagrande
Para o colunista, o duelo tático será fundamental para decidir quem sairá com a taça.
Quando você faz uma alteração diferente, surpresa, você mexe na parte tática ou pega o adversário de calça curta. O Palmeiras, para ganhar o título hoje, tem que fazer isso desde o início ou diversas vezes durante a partida.
Ele tem cinco alterações. Se o jogo se complicar, ficar 1 a 0 para o Corinthians, a cada alteração precisa ser um fato novo taticamente. Senão é ficar torcendo para o cara que entrar ser decisivo.
Casagrande
Assista ao vídeo:
Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte
Toda semana, sempre às 16h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:
Live do Flamengo - segunda-feira (às 16h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 16h de Brasília)
Live do Santos - quarta-feira (às 16h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (16h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (16h de Brasília)
Confira os horários das lives do UOL Esporte
08h30 - UOL Esporte News - Eduardo Tironi e o time de colunistas do UOL comentam as principais notícias do dia
09h (Segunda e sexta) - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Danilo Lavieri debatem os temas da semana.
14h - De Primeira - Luiza Oliveira, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
6 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Wanderley de Oliveira Chesna
Não é só torcida única, o Corinthians joga em seu gramado e o mais importante , sai ganhando de 1 X 0 ou seja muita vantagem para o Corinthians , mas jogo grande como esse tudo pode acontecer
Sergio Granato
Verdade, a gente viu no primeiro jogo a vantagem de torcida única. Haja paciência
Arthur Mauricio Soliva Soria
Casão, uma pergunta que não tem relação com a matéria: levando em consideração a decisão no processo do Daniel Alves, você pretende se manifestar sobre isso? Vale lembrar que, dos três juízes que o inocentaram em decisão unânime, duas são mulheres. Não estou defendendo nenhuma das partes; sou apenas contrário ao linchamento público feito pela mídia antes de haver decisão definitiva no processo.