Corinthians x Palmeiras: 'Favoritismo é mais pela torcida única', diz Casão

O fato de jogar em casa e com torcida única aumenta o favoritismo do Corinthians contra o Palmeiras na decisão do Paulistão, hoje, às 21h35 (de Brasília), na Neo Química Arena, destacou o colunista Walter Casagrande no UOL News Esporte desta quinta (27).

Quantas vezes o time adversário foi campeão fora de casa no Paulistão desde quando começou essas finais de torcida única? Desequilibra completamente uma final de campeonato — o time que joga em casa a segunda tem total favoritismo e vem sendo campeão.

O favoritismo do Corinthians é maior porque joga em casa a segunda do que pela vitória de 1 a 0 no Allianz Parque. Não é aquele resultado que está dando ao Corinthians o favoritismo todo, porque é um rival histórico e nunca teve favoritismo gigantesco ou fácil de apontar, como é recentemente nesses jogos de torcida única.

Então, o Corinthians é favorito, tem um time muito bom, venceu por 1 a 0. A vitória coloca uns 40% de favoritismo para o Corinthians, os outros 60% é porque joga em casa.
Casagrande

Na opinião do colunista, apesar da vantagem corintiana, a pausa para data Fifa esfriou o clima do Dérbi após o primeiro jogo da final.

Todo o clima criado pela vitória do Corinthians, aquela energia, baixou. Teve data FIFA, é um jogo completamente diferente, começa do zero. É uma partida isolada daquela de 15 dias atrás. Então volta tudo ao zero — o Palmeiras não está abatido pela derrota.

É tudo uma incógnita hoje, mas o Corinthians é favorito. É uma pena, sinceramente, que é um jogo de torcida única. Hoje a regra é essa, mas isso tem que mudar, a segurança tem que evoluir para que possa ter duas torcidas e cores dentro do estádio.
Casagrande

Palmeiras precisa de fato novo para ser campeão em Itaquera, diz Casagrande

Abel Ferreira precisa criar um fato novo para o Palmeiras reverter a vantagem do Corinthians e ser tetracampeão paulista em Itaquera, afirmou Walter Casagrande.

Continua após a publicidade

O Palmeiras precisa de um fato novo na partida de hoje — causar um fato novo logo de cara.

O Abel tem que criar um fato novo para começar a partida porque você já pega o time adversário de surpresa. Uma coisa que ninguém esperava, o cara faz. Durante a partida, qualquer alteração que for feita, também tem que ser um fato novo.

Não pode sair um 9 e entrar outro 9. Não pode sair o 7 e entrar o outro 7. Isso aí não muda muita coisa.
Casagrande

Para o colunista, o duelo tático será fundamental para decidir quem sairá com a taça.

Quando você faz uma alteração diferente, surpresa, você mexe na parte tática ou pega o adversário de calça curta. O Palmeiras, para ganhar o título hoje, tem que fazer isso desde o início ou diversas vezes durante a partida.

Ele tem cinco alterações. Se o jogo se complicar, ficar 1 a 0 para o Corinthians, a cada alteração precisa ser um fato novo taticamente. Senão é ficar torcendo para o cara que entrar ser decisivo.
Casagrande

Continua após a publicidade

Assista ao vídeo:

Siga o UOL Esporte no

Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte

Toda semana, sempre às 16h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:

Live do Flamengo - segunda-feira (às 16h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 16h de Brasília)
Live do Santos - quarta-feira (às 16h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (16h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (16h de Brasília)

Confira os horários das lives do UOL Esporte

08h30 - UOL Esporte News - Eduardo Tironi e o time de colunistas do UOL comentam as principais notícias do dia
09h (Segunda e sexta) - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Danilo Lavieri debatem os temas da semana.
14h - De Primeira - Luiza Oliveira, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.

Continua após a publicidade

O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Assista ao UOL News Esporte na íntegra

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

6 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Wanderley de Oliveira Chesna

Não é só torcida única,  o Corinthians joga em seu gramado e o mais importante  , sai ganhando de 1 X 0 ou seja muita vantagem para o Corinthians  , mas jogo grande como esse tudo pode acontecer 

Denunciar

Sergio Granato

Verdade, a gente  viu no primeiro jogo a vantagem de torcida única. Haja paciência 

Denunciar

Arthur Mauricio Soliva Soria

Casão, uma pergunta que não tem relação com a matéria: levando em consideração a decisão no processo do Daniel Alves, você pretende se manifestar sobre isso? Vale lembrar que, dos três juízes que o inocentaram em decisão unânime, duas são mulheres. Não estou defendendo nenhuma das partes; sou apenas contrário ao linchamento público feito pela mídia antes de haver decisão definitiva no processo.

Denunciar