Topo

Mágoa, polêmica e até curtida: Entenda a polêmica entre J. Jesus e Neymar

Neymar e Jorge Jesus trabalharam juntos no Al-Hilal -  Yasser Bakhsh/Getty Images Neymar e Jorge Jesus trabalharam juntos no Al-Hilal -  Yasser Bakhsh/Getty Images
Neymar e Jorge Jesus trabalharam juntos no Al-Hilal Imagem: Yasser Bakhsh/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/03/2025 14h29

Jorge Jesus está entre os cotados para assumir a seleção brasileira, e tem uma polêmica recente com Neymar. A dupla trabalhou junta no Al-Hilal, e o camisa 10 deixou o clube saudita chateado com o treinador.

O que aconteceu

Jorge Jesus afirmou que Neymar não conseguia acompanhar a equipe saudita fisicamente. Em janeiro deste ano, o treinador destacou o nível "top mundial" do atacante, mas deixou claro que ele estava atrás na questão física. Neymar se transferiu para o Santos pouco depois.

É um jogador que não deixa dúvidas a ninguém, de top mundial. Mas a verdade é que fisicamente não tem conseguido acompanhar a equipe. Não é fácil. Jorge Jesus

A declaração deixou Neymar "muito chateado". Após estreia pelo Santos, o atacante disse que mostrava nos treinamentos que estava em condições de jogar e que "precisava de jogo".

Fiquei muito chateado com as palavras do Jorge Jesus. Nos treinamentos eu demonstrava que estava apto a jogar, igual aos atletas. Quando fazia coletivo, quem decidia era eu. Eu colocava um monte de minhoca na cabeça dele. Não gosto de falar sobre isso, de criar polêmica, mas é a realidade. Eu sabia que quando entrasse em campo, ia demonstrar uma coisa diferente. O campo fala e é o único lugar onde eu consigo me defender de todas as críticas, falas e do que pensam de mim. Neymar, à CazéTV

O atacante também se incomodou por não ter sido inscrito no Campeonato Saudita e acredita que acabou exposto no clube. Neymar ficou fora da lista devido ao limite de estrangeiros por clube na competição.

Apesar da polêmica, Jorge Jesus contou que mantém conversas com Neymar e acompanha seu desempenho no Santos. "Tenho falado sempre com ele depois dos jogos, estou feliz que ele esteja recuperando aquilo que era como jogador e também por estar no país dele, com as pessoas que gostam dele, então estou feliz por isso", afirmou o português em fevereiro.

O treinador disse a Mauro Cezar Pereira, colunista do UOL, que "não tenho nenhum problema com Neymar". O comandante relatou ainda que aceitaria comandar a seleção brasileira.

Elogios de Jesus

Jorge Jesus exaltou o craque brasileiro mais de uma vez desde a saída rumo ao Santos. O português admitiu ainda uma frustração por não ter conseguido ajudar Neymar a deslanchar no futebol saudita.

[Neymar é] Bom profissional, bom amigo dos colegas, nada de vedete. Simples, mas o que é fato é que as coisas não ligaram. Essa é que é a verdade, mas sinto-me às vezes até a falar sozinho, frustrado. Como é que eu não consegui que este jogador, que é um supercraque, tivesse dado certo. Jorge Jesus, em entrevista ao Canal 11, de Portugal

Não tive sorte nenhuma, nem eu, nem o Neymar, nem o Al-Hilal. Ele esteve 15 meses no Al-Hilal com uma lesão muito grave, que o tirou do time. Agora, foi o melhor jogador com quem eu trabalhei tecnicamente. Quando tem a bola faz coisas que eu dizia: "Como é que ele faz isto?" É um criador, só que não tivemos tempo para que ele demonstrasse tudo aquilo que ele tem.

Sem dúvidas, foi o melhor jogador que eu trabalhei, desde que sou treinador. [...] Sim, acredito que ele [Neymar] saiu triste daqui. Principalmente comigo.

Curtida em post

Neymar curtiu um post no Instagram que ironizava a declaração de Jorge Jesus sobre o seu desempenho. A postagem recordava a entrevista em que Jorge Jesus disse que Neymar 'não conseguia acompanhar a equipe fisicamente'.

A publicação, ao mesmo tempo, destacava os bons números de Neymar no início de sua segunda passagem pelo Peixe: "Em 6 jogos pelo Santos tem 2 gols e 3 assistências". O perfil ainda brinca na descrição da postagem: "Jesus tava forçando a saída do Neymar e conseguiu!"


Futebol