Ler resumo da notícia
Com o Palmeiras sofrendo para criar chances claras de gol, Abel Ferreira precisa mexer no meio de campo e sacar Raphael Veiga do time titular, afirmou o colunista Danilo Lavieri no Posse de Bola.
O colunista criticou a passividade do Palmeiras no empate sem gols contra o Botafogo, no Allianz Parque, na estreia no Brasileirão.
Quando a gente olha para o Palmeiras, tem uma diferença muito grande para o Botafogo, especialmente de novo nesse setor do meio de campo. O Botafogo roubava a bola, conseguia combinar, trocava passes rápido, o Marlon Freitas pisava, já tinha alguém para receber.
O Palmeiras não, o Palmeiras não fazia absolutamente nada, ficava tocando a bola do Mayke pro Micael pro Weverton e ficava nisso. E o Veiga enfiado no meio dos três volantes do Botafogo, levantando a mão como se fosse adiantar alguma coisa. Foi assustadora a passividade do Palmeiras na criação.
Danilo Lavieri
Classificação e jogos
O colunista destacou que o Palmeiras melhorou quando Veiga saiu do time. Para Lavieri, Abel deve pensar numa alternativa para o setor de criação.
O time melhorou justamente quando o Felipe Anderson entrou no lugar do Veiga, porque saiu um cara que simplesmente não estava tocando na bola para um que conseguiu fazer um drible logo na sua primeira participação, fazer uma tabelinha com o Estevão, teve aproximação, e o Palmeiras melhorou.
Não que tenha sido 'meu Deus, que time', mas diante do que tinha, já foi uma melhora considerável. O Abel precisa entender que a dinâmica ofensiva, dinâmica criativa do Palmeiras, não está funcionando. Ele precisa mudar isso.
O Facundo não consegue jogar porque o Veiga não consegue armar -- precisa tirar o Veiga do time. Não que ele não sirva, que tem que ir embora, não, nada disso. Mas o Veiga não está jogando e está prejudicando a dinâmica do time.
Danilo Lavieri
Mauro: Título do Corinthians não faz com que trabalho de Ramón seja bom
Até no título paulista conquistado sobre o Palmeiras, Ramón Díaz mostrou que o trabalho dele no Corinthians não é bom, afirmou o colunista Mauro Cezar Pereira.
O fato é o seguinte: o trabalho do Ramón Díaz não é bom.
Não é porque ganhou um Campeonato Paulista que é bom, não é bom e o jogo de quinta-feira mostra isso -- a atuação do Corinthians foi um horror. O jogo foi horroroso e a atuação foi horrorosa.
Mauro Cezar
Na opinião do colunista, o Timão precisa abrir o olho para se classificar ao mata-mata da Sul-Americana.
O Corinthians estreia na competição na quarta-feira (2), na Neo Química Arena, contra o Huracán. América de Cali e Racing-URU completam o grupo C.
A Sul-Americana para o Corinthians, pelo fato de classificar só um por grupo, não vai dar muita folga, não.
Até porque o Corinthians tem que remar em direção de ganhar uma taça, não só o Paulista, e essa é uma possibilidade que ele tem.
Mauro Cezar
Assista ao vídeo:
Arnaldo: Time do São Paulo é limitado, e volta de Dorival não resolve
O elenco do São Paulo piorou em 2025 e tem hoje limitações que ficaram claras no empate sem gols e com vaias contra o Sport no Morumbis, avaliou o colunista Arnaldo Ribeiro.
O torcedor do São Paulo precisa entender o seguinte — o time do São Paulo esse ano é muito limitado, o time do São Paulo sem Lucas e Oscar é limitado ao extremo.
A escalação do São Paulo e o banco de reservas dão um pouco da noção do que será o São Paulo em 2025. É o São Paulo com menos 18 jogadores, com mais quatro veteranos que chegaram.
Tendo um monte de veteranos no time titular, a tendência de lesão é maior, a demora na recuperação é maior também. Então, uma simples lesão do Oscar vai demorar três semanas. O Lucas bateu o joelho contra o Palmeiras e vai ficar semanas fora. Esse é o São Paulo 2025.
Arnaldo Ribeiro
O colunista destacou que o empate em casa pelo Brasileirão voltou a expor o incômodo da torcida do São Paulo com a pouca utilização dos jovens de Cotia, o que engrossa o coro pela demissão de Zubeldía.
Tem uma questão que o Zubeldía demorou a perceber e hoje é o clamor da galera, que é a utilização dos jovens da base, campeões da Copinha, como se eles fossem resolver todas as questões.
Eles entraram bem, acenderam a torcida e reforçaram a crítica em relação aos Zubeldía -- por que você não colocou os moleques antes? Há essa indagação.
Arnaldo Ribeiro
Segundo o colunista, o clamor pela troca de comando no São Paulo vai aumentar com Dorival livre no mercado. O treinador foi demitido da seleção na última sexta (28).
Apesar disso, Arnaldo acredita que um possível retorno de Dorival (técnico do título inédito da Copa do Brasil em 2023) não é garantia de bom desempenho no Brasileirão.
A possibilidade da troca cresce pela disponibilidade do Dorival, que para mim não seria garantia nenhuma. Quando Dorival foi técnico do São Paulo, a janela de contratações do São Paulo foi Lucas e James, e o Brasileirão do Dorival foi ruim.
Agora, com o Dorival na praça, claro que a pressão sobre o Zubeldía cresce.
Arnaldo Ribeiro
Assista ao vídeo:
Lives de clubes no YouTube do UOL Esporte
Toda semana, sempre às 16h (de Brasília), o canal do UOL Esporte no YouTube tem lives 100% voltadas para você, torcedor de Corinthians, Flamengo, Palmeiras ou São Paulo. A cada dia, um clube diferente! Então, torcedor, fica esperto:
Live do Flamengo - segunda-feira (às 16h de Brasília)
Live do Palmeiras - terça-feira (às 16h de Brasília)
Live do Santos - quarta-feira (às 16h de Brasília)
Live do São Paulo - quinta-feira (16h de Brasília)
Live do Corinthians - sexta-feira (16h de Brasília)
Confira os horários das lives do UOL Esporte
08h30 (Segunda e sexta) - Posse de Bola - Eduardo Tironi, José Trajano, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Danilo Lavieri debatem os temas da semana.
08h30 (Terça a quinta) - UOL Esporte News - Eduardo Tironi e o time de colunistas do UOL comentam as principais notícias do dia
14h (Todos os dias) - De Primeira - Luiza Oliveira, PVC e André Hernan revelam os bastidores do mundo da bola.
O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
10 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Luiz Carlos Castilho
Esses jornalistas torcem mais que analisam! A maneira de jogar do Palmeiras está errada. Só chutões dos zagueiros para o Estevão, que fica tolhido na direita do campo tentando resolver o jogo, geralmente marcado por dois ou mais jogadores adversários. O Abel precisa resolver isso! Afinal ele não é o melhor técnico da história do Palmeiras ???!!! Eu torço para o Palmeiras desde 1960. Há quantos anos esses que dizem que o Abel é o melhor acompanham o Palmeiras. Não estou dizendo que o Abel não é um bom treinador, e tampouco quero que ele sai do Palmeiras. Só acho, e ele sabe disso, que precisa fazer mudanças.
Claudio Jose Oddoni Agnello
Caro Lavieri, concordo que o Veiga não está jogando nada, mas atribuir essa realidade a falta de futebol do Facundo é errado. O Facundo desde quando chegou ao Palmeiras não conseguiu jogar uma única partida num nível ao menos aceitável. Assista os últimos jogos do Palmeiras e você constatará que o Facundo todas as bolas que recebe, ele domina e devolve para o mesmo jogador que lhe passou a bola, com um detalhe importante, sempre para trás. O coitado do Piqueres tem que fazer o papel de lateral e do Facundo tentando chegar a linha de fundo ou armar uma jogada pelo centro. É irritante. E tudo isto é trabalho do Abel, que todo mundo fica enfatizando que tem que achar soluções como sempre achou. Ele não tem toda essa capacidade, é um bom treinador, com muita sorte, mas sua arrogância está acabando com seu trabalho e revelando quem ele realmente é: um bom treinador, nada além disto, que teve muita sorte.
Oswaldo Placoná Júnior
Concordo com o jornalista. Veiga precisa de um banco para colocar a cabeça no lugar.