Atual campeão, Botafogo perde no Chile em estreia na Libertadores

Atual campeão da Libertadores, o Botafogo perdeu por 1 a 0 em sua estreia na competição, contra a Universidad do Chile fora de casa nesta quarta-feira, no Estádio Nacional, em Santiago.

O gol da La U foi marcado pelo argentino Di Yorio, que teve passagem pelo futebol brasileiro, atuando no Athletico-PR em 2024.

Assim como aconteceu recentemente com seus principais rivais, o Botafogo manteve a sina dos cariocas de estrear mal sendo o atual campeão. Vencedor da Libertadores em 2022, o Flamengo estreou em 2023 perdendo para o Aucas do Equador por 2 a 1. O Fluminense, campeão em 2023, também começou não muito bem a Libertadores do ano seguinte, empatando com o Alianza Lima, do Peru, por 1 a 1.

Com o resultado, o Botafogo fica em 3º lugar no grupo A da Libertadores. O Estudiantes, que venceu o Carabobo por 2 a 0, soma 3 pontos e fica em 1º lugar.

O próximo compromisso do Botafogo será em casa contra o Juventude, no sábado (5), pela 2ª rodada do Brasileirão. Pela Libertadores, o Fogão volta a campo no dia 8, jogando em casa contra o Carabobo, da Venezuela.

Como foi o jogo

O Botafogo jogou o 1º tempo da partida no Chile como se estivesse em casa. O time carioca teve mais posse de bola e conseguiu pressionar em alguns momentos.

No entanto, a La U se fechou muito bem, saindo em contra-ataques ocasionais e cedeu poucos espaços para o Fogão abrir o placar. O resultado de ambas as propostas foi um 1º tempo bastante morno no Estádio Nacional.

O 2º tempo começou muito truncado, com faltas sendo marcadas a todo instante. Quem quase abriu o placar aos 9 minutos foi a La U, com Di Yorio cabeceando para uma bela defesa de John.

Continua após a publicidade

No ataque seguinte, Di Yorio não desperdiçou e fez 1 a 0 para a Universidad do Chile. O atacante argentino recebeu na grande área em jogada de contra-ataque da La U e ficou cara a cara com John, batendo na saída do goleiro do Fogão.

Após o gol, Renato Paiva fez duas substituições imediatas no Botafogo, colocando Elias Manoel e Artur nos lugares de Patrick de Paula e Matheus Martins. No entanto, a Universidad de Chile continuou com seu futebol de retranca, dificultando a vida do Botafogo, que não conseguiu penetrar na defesa chilena. Os chilenos também abusaram da catimba até o apito final que decretou a vitória da La U.

Gols e destaques

Quase um golaço. Aos, 28 minutos do 1º tempo, Igor Jesus recebeu na linha de fundo sem muito ângulo, mas arriscou o chute mesmo assim. O goleiro Castellón defendeu com os pés, evitando um golaço.

Fez um barulhinho. O uruguaio Santi Rodríguez foi um dos destaques do Botafogo na primeira etapa da partida. O ponta arriscou dribles, deu bons passes na última faixa do campo e quase abriu o placar aos 38 minutos, com um chute mascado que foi espalmado pelo goleiro Castellón.

Jogo truncado. O 2º tempo começa com o árbitro apitando muitas faltinhas para ambos os lados e a bola quase não rola nos primeiros 5 minutos. Gregore, do Botafogo, leva cartão amarelo por chegar atrasado na marcação de Di Yorio, argentino com passagem pelo futebol brasileiro, atuando no Athletico-PR em 2024.

Continua após a publicidade

Que defesa! Por falar em Di Yorio, o meia da La U recebeu cruzamento na pequena área e cabeceou cara a cara com John. O goleiro alvinegro se esticou todo mostrando reflexo e fez uma baita defesa evitando o gol do time chileno.

1 x 0: Di Yorio abriu o placar para a Universidad do Chile aos 14 minutos do 2º tempo. Castellón deu um balão na ponta esquerda, Poblete recebeu pelo meio e rolou para Di Yorio, que teve tempo de invadir a área, ajeitar e bater na saída de John.

Jogo quente na reta final. Nos minutos finais, os times começaram a abusar de faltas mais duras e o árbitro passou a distribuir cartões amarelos para ambos os lados. Igor Jesus acabou fazendo uma falta sem bola, tomou o segundo amarelo, e foi expulso nos últimos segundos da partida.

Ficha técnica
Universidad de Chile 1 x 0 Botafogo

Campeonato: Libertadores da América (1ª rodada)
Data: 2/4/2025
Local: Estádio Nacional, Santiago (Chile)
Hora: 21h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Esteban Ostojich (Uruguai)
Cartões amarelos: Patrick de Paula, Gregore e Jeffinho (BOT), Fernández, Sepúlveda, Aránguiz e Guerra (UCH)
Cartões vermelhos: Igor Jesus (BOT)
Gol: Di Yorio (UCH), 14' do 2º tempo

Universidad de Chile: Castellón; Calderón, Ramírez, Zaldívia, Hormazábal; Altamirano (Poblete), Díaz (Montes), Sepúlveda, Aránguiz; Di Yorio (Contreras), Fernández (Guerra). Técnico: Gustavo Álvarez.

Botafogo: John; Vitinho, Jair, Barboza, Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas (Allan), Patrick de Paula (Elias Manoel); Santi Rodríguez (Jeffinho), Igor Jesus, Matheus Martins (Artur). Técnico: Renato Paiva.

6 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Fabio de Souza Andrade

Calma pipocafogo... calma ...afinal só  passaram 29 anos para ganhar um brasileiro e 65 para ganhar a 1° Libertadores.. calma daqui 29 anos vem outro brasileiro! E que sabe mais 65 para a 2° Liberta.. o problema é que acidente como o de 2024, nunca mais acontece! Libertadores é tradição.. coisa que um clube com apenas 7 participações  definitivamente NÃO tem! 

Denunciar

Bernardino Jose Dantas de Santana

Com esse resultado negativo , terça que vem no Nilton Santos contra o Carabobo, o time tem de jogar um futebol melhor do que foi esta mediocridade no Chile e fazer um bom placar de pelo menos 4 gols, pois pode precisar lá na frente. E os jogadores contratados não chegam nem perto dos do ano passado. Mais uma vez não adianta gastar bilhões se os jogadores que trouxeram não tem qualidade. Vai ser difícil este ano. Técnico fraco.

Denunciar

Marco Martins

Caramba,  até qdo a matéria é do Botafogo aparecem os invejosos do Palmeiras pra comentar!!! Como é difícil ser rico em país de pobres.  Kkkkkkk

Denunciar