Topo

Corinthians

Veto a André Negão abre disputa pelo Conselho Deliberativo do Corinthians

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

07/01/2021 05h00

A definição para saber quem assumirá o Conselho Deliberativo do Corinthians não deve ser tão tranquila quanto se imaginava há pouco tempo.

Nesta quarta-feira, divergências entre grupos políticos do clube acabaram com a chance de Romeu Tuma Júnior ser aclamado dentro de um consenso entre situação e oposição.

A escolha por Tuma nunca desagradou. Após um trabalho à frente da comissão eleitoral que recebeu elogios de todas as alas do clube no último pleito, o ex-delegado de polícia foi interpretado como alguém com capacidade para dialogar com todos e tornar o clima mais pacífico.

Porém, o grupo que ajudou a eleger Duílio Monteiro Alves tinha a pretensão de que André Luiz de Oliveira, conhecido como André Negão, ex-diretor administrativo do clube e braço direito de Andrés Sanchez, se juntasse a Tuma como vice-presidente.

A composição não foi aceita pelos oposicionistas, que preferem Dalton Gioia, conselheiro vitalício, visto como alguém menos partidário e que esteve com Tuma na última comissão eleitoral.

O posto de vice-presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians é representativo porque garante, estatutariamente, o então escolhido para ser também presidente da Comissão de Ética.

Sem acordo neste sentido, houve o racha. Integrantes do grupo que está no poder se juntaram e decidiram que vão lançar uma chapa para concorrer ao Conselho Deliberativo. Alexandre Husni será o candidato à presidência e André Negão irá como vice.

Alexandre Husni é conselheiro vitalício e foi o segundo vice-presidente de Andrés Sanchez no mandado recém-terminado.

Romeu Tuma Júnior tem esclarecido nos bastidores que não pretende entrar em "guerra política". Após ter sido convidado e percebido que ambos os lados estavam em aparente concordância, ele resolveu dar andamento às conversas. A situação pode mudar, caso o ambiente no Parque São Jorge esquente demais.

Qualquer chapa que quiser participar da eleição para a mesa diretiva do órgão fiscalizador deve registrar candidatura entre os dias 11 e 14 de janeiro. A primeira reunião do Conselho está agendada para o dia 18. Nela, acontecerá a votação que definirá quem vai ficar à frente do Conselho Deliberativo corintiano pelo próximo triênio.

Corinthians