Rádio Grenal e narrador se pronunciam após caso de racismo em jogo do Santos
Durante a partida entre Grêmio e Santos, o narrador da Rádio Grenal usou um termo racista para se referir ao atacante do time paulista. Chamando-o de "crioulinho" e "cidadão de cor", Haroldo de Souza fez com que pessoas nas redes sociais se revoltassem contra ele, além do próprio clube, que divulgou nota oficial de repúdio.
Após as declarações e o pronunciamento do Peixe, que prometeu tomar as medidas necessárias, tal como acionar o jornalista na justiça, outros órgãos se manifestaram. A empresa que faz a gestão da carreira do atleta, a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos e, por fim, a própria Rádio Grenal e o narrador.
Sem dar muitos detalhes ou qualquer tipo de esclarecimento sobre algum tipo de punição ao narrador, a rádio divulgou nota afirmando que a direção não compactua com atitudes discriminatórias. O narrador, em contato com o Uol, falou sobre o caso. Pediu desculpas e disse que não foi sua intenção ofender o atleta santista.
Em texto enviado ao portal, Haroldo afirma ter negros na família e ser casado com uma mulher negra. Diz ainda ter criado uma escola de samba em que ele era um dos únicos brancos. O narrador ainda afirma que, durante suas narrações, sempre usou termos como "quem é aquele neguinho" ou "aquele alemão". Por fim, pediu desculpas e disse não ter tido intenção de cometer ato racista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.