Gigantes europeus anunciam criação e fórmula de disputa da Superliga
Doze dos maiores clubes de futebol da Europa anunciaram neste domingo a criação de uma Superliga independente. O torneio será organizado pelos clubes que irão disputá-lo, os fundadores da competição, e ameaça abalar toda a estrutura do futebol na Europa e em todo o mundo.
Os chamados "clubes fundadores" são: Milan, Inter de Milão, Juventus, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Tottenham, Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid.
Os clubes envolvidos no projeto publicaram comunicados em suas páginas, nos quais explicaram mais detalhes. Em tom conciliador, afirmam que esperam "manter contato com a UEFA e a FIFA em busca das melhores soluções para a Superliga e os outros campeonato do futebol mundial".
O plano é fazer um competição com 20 equipes, Seriam 15 participantes fixos, fundadores, e outras cinco equipes convidadas dependendo do desempenho do time na temporada anterior. Todos os jogos da Superliga acontecem durante a semana, para que os calendários nacionais sejam preservados. O planejado é que a Superliga tenha início em agosto, com os times divididos em dois grupos de dez.
Mais cedo neste domingo, a UEFA já havia se pronunciado em relação ao assunto. Segundo o comunicado, a UEFA, FIFA e as outras grandes confederações europeias são contra: "permaneceremos unidos em nossos esforços para impedir este projeto cínico, um projeto que se baseia no interesse de alguns clubes em um momento em que a sociedade precisa de solidariedade mais do que nunca", declarou. A competição é vista como uma ameaça às confederações.
"Conforme previamente anunciado pela FIFA e as seis Confederações, os clubes em questão serão proibidos de jogar em qualquer outra competição a nível nacional, europeu ou mundial, e seus jogadores poderão ter a oportunidade de representar suas seleções nacionais negada", completou a entidade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.