Topo

São Paulo

Com ausência de Dani Alves e atuação ruim de Reinado, São Paulo perde força

Daniel Alves sente lesão na final do Paulistão entre São Paulo e Palmeiras - PETER LEONE/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO
Daniel Alves sente lesão na final do Paulistão entre São Paulo e Palmeiras Imagem: PETER LEONE/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

22/05/2021 06h00

Uma das principais características do São Paulo sob o comando de Hernán Crespo é o volume de jogo pelas laterais. Sempre participativos, os alas possuem papel fundamental na equipe, sendo muitas vezes responsáveis pela armação das jogadas e aparecendo constantemente na área. No primeiro jogo da final do Campeonato Paulista contra o Palmeiras, no entanto, a atuação ruim de Reinaldo e a ausência de Daniel Alves fizeram com que o Tricolor perdesse a força pelas extremidades do campo.

Principal nome do atual elenco tricolor, Daniel Alves sofreu um trauma no joelho direito em um lance faltoso de Victor Luis logo aos 31 minutos do primeiro tempo. Sem o camisa 10, o time de Hernán Crespo não conseguiu ameaçar o Palmeiras pelo lado direito, chegando poucas vezes com Igor Vinícius.

Só na atual temporada, Daniel Alves deu quatro assistências e marcou um gol. Com o esquema de três zagueiros, o jogador de 38 anos tem mais tranquilidade para participar das ações ofensivas, precisando se preocupar menos com o ataque adversário. Na vitória sobre o Palmeiras, na primeira fase do Paulistão, o veterano foi o grande destaque, dando roubando a bola e dando passe para Pablo na jogada no único gol.

Com a lesão de Dani Alves, o São Paulo passou a concentrar suas jogadas pelo lado esquerdo, conforme confirmado pelo mapa de calor do Footstats. Acontece que Reinaldo não teve boa atuação, o que acabou minando muitos dos ataques visitantes.

Também segundo o Footstats, o camisa 6 tentou oito cruzamentos no clássico de quinta-feira, mas acertou apenas um. Em toda a partida, nenhum outro jogador errou mais do que dois cruzamentos. O lateral ainda teve 11 erros de passe, mais do que qualquer outro atleta.

Na segunda final do Paulistão, às 16 horas (de Brasília) deste domingo, no Morumbi, o São Paulo deve apostar na boa fase de Igor Vinícius. Com o provável desfalque de Daniel Alves, a tendência é que o camisa 2 seja titular. O lateral-direito é o líder da equipe em assistências na temporada, com seis passes para gol.

São Paulo