Topo

Sylvinho admite que Corinthians sofreu no 1º tempo e diz: "Não sou agarrado a um sistema"

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

11/07/2021 23h54

Neste domingo, o Corinthians foi derrotado por 1 a 0 pelo Fortaleza, no Castelão, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão foi amplamente dominado pelos mandantes, em especial no primeiro tempo. Após o jogo, Sylvinho admitiu que a equipe fez os piores 45 minutos iniciais desde sua chegada do Alvinegro.

"Concordo que o time sofreu, foi o pior primeiro tempo nosso, abaixo em nível de intensidade. No segundo tempo, tenho o entendimento de que houve mais equilíbrio. Nós chegamos mais perto do gol adversário. A gente quer acertar o gol, mas nem sempre é o que ocorre, a execução dos lances às vezes não sai à perfeição", afirmou o treinador.

"Houve dois, três chutes, cruzamentos por baixo e por cima. Alguns cruzamentos que passaram na área e não encontraram um atleta nosso. O segundo tempo já foi um pouco mais diferente, potencializado pelas alterações", completou.

Agora, Sylvinho terá a primeira semana livre desde que chegou ao Corinthians. O treinador destacou a importância dos próximos dias: "Teremos uma semana de trabalho, a primeira desde que chegamos, em 40 e poucos dias de trabalho. Importante não somente trabalhar, mas oxigenar os atletas para seguir em uma maratona de jogos".

Perguntado sobre a possibilidade de alterar o sistema tático do Corinthians, tornando a equipe menos previsível, Sylvinho falou sobre a importância de repetir a estrutura do time. Apesar disso, o treinador garantiu que não é dependente de apenas uma plataforma.

"Cada clube tem uma forma de jogar. A gente tem visto muitos jogos. Tem time que é 3-5-2, 3-4-3, 4-4-2, 4-1-4-1, 4-3-3... São poucos os times que têm uma variação de sistema, porque cada um constrói como quer. Eu não entendo como a gente pode ter feito, há três dias atrás, um bom jogo contra a Chapecoense, com o sistema funcionando, e três dias depois, perdendo para o Fortaleza, tenha que mudar o sistema", disse Sylvinho.

"Eu não sou agarrado a um sistema. Desde que potencialize o time e os atletas, ótimo, não é um problema. O futebol é simples nesse aspecto, e os atletas têm respondido bem. Não acredito em um sistema tático a cada 15 dias, de forma alguma. Os atletas precisam de rotina, precisam entender as distâncias dentro de campo", finalizou.

Com o revés deste domingo, o Corinthians estacionou nos 14 pontos, na 12ª colocação. Na próxima rodada, o time enfrenta o Atlético-MG, no sábado da semana que vem, às 19h, na Neo Química Arena.