Camisa de Pelé da Copa de 70 deixa temporariamente o Museu do Futebol
A camisa utilizada por Pelé na Copa do Mundo de 1970 vai deixar temporariamente a exposição no Museu do Futebol, em São Paulo. O objeto vai ficar um período em "repouso" para preservação das fibras do tecido.
Durante o processo de rotina, quem ocupa o lugar de Pelé é Dida, com a camisa que utilizou nos Jogos Olímpicos de 1996. O processo de troca foi realizado nesta segunda-feira, dia em que o museu está fechado para o público.
A escolha por Dida está relacionada à exposição temporária "Tempo de Reação - 100 anos do goleiro Barbosa", que homenageia Moacyr Barbosa e os 150 anos da posição de goleiro e traz muitas menções à trajetória de Dida. Em 2006, o camisa 1 se tornou o primeiro goleiro negro titular da seleção brasileira em um Copa do Mundo desde Barbosa em 1950.
A camisa de Pelé vai passar um período em uma reserva técnica especializada para repousar na horizontal em ambiente escuro, com temperatura e umidade controlados, a fim de evitar o desgaste do tecido. A previsão é que camisas de outros goleiros e goleiras ocupem o espaço destinado à 10 de Pelé durante o período da exposição temporária, que fica em cartaz até novembro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.