Topo

Justiça dos Estados Unidos classifica FIFA como vítima de corrupção e reembolsa cerca de R$ 1 bilhão

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

24/08/2021 17h08

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos classificou nesta terça-feira a Fifa como vítima dos escândalos de corrupção envolvendo a organização junto a Concacaf e Conmebol. Com isso, o departamento estado-unidense irá reembolsar cerca de 200 milhões de dólares (R$ 1,05 bilhão) aos cofres da instituição.

"Me deixa muito feliz que o dinheiro gasto ilegitimamente agora retorne ao futebol para cumprir seu autêntico propósito, sua finalidade desde o princípio", disse Gianni Infantino, presidente da Fifa.

O reembolso será realizado diretamente a Fifa, junto a Concacaf e Conmebol, que deverão investir em projetos esportivos voltado aos jovens e comunidades.

"Agora estamos superando aquele período deplorável da nossa história. Me deixa muito alegre que esses grandes fundos se tornem disponíveis para a Fundação Fifa, que irá beneficiar muitas pessoas em todo o mundo do futebol, principalmente através de programas destinados aos jovens e comunidades", completou o presidente.

O investimento no fundo irá direcionar a quantia aos projetos, que visa sanar todos os problemas causados pela corrupção.

"Em nome dos futuros beneficiários de todo o mundo, quero agradecer as autoridades estado-unidenses pela confiança que depositaram na Fifa. Asseguramos que estes fundos serão usados como devem ser, e que contribuam com benefícios tangíveis às pessoas que realmente precisam", concluiu Infantino.