Há 65 anos, Pelé realizava a sua primeira partida com a camisa do Santos
Há exatamente 65 anos, um amistoso entre Santos e Corinthians de Santo André entrava para a história do futebol nacional. Isso porque a partida marcou a estreia de Pelé com a camisa do Peixe.
Apesar de ser campeão Paulista e estar na ponta da tabela do Torneio de Classificação para a fase final do Estadual de 1956, o Alvinegro Praiano estava em baixa, com três resultados ruins em sequência. Com isso, o clube decidiu marcar um amistoso para reanimar os ânimos do time.
O jogo foi oferecido pela Prefeitura de Santo André e a disputa valeu o alusivo Troféu Independência, por ocasião da data comemorativa. O Santos venceu por 7 a 1, mas o placar, no final, foi o que menos interessou, e sim a estreia do então desconhecido Pelé, apelidado de "Gasolina", por conta de sua velocidade.
E não demorou para o jovem atacante de 16 anos balançar as redes pela primeira vez. Com apenas 20 minutos em campo, ele recebeu cruzamento de Tite, dominou e bateu para marcar o primeiro de seus 1282 gols na carreira.
Apesar da estreia no dia 7 de setembro de 1956, a fama não veio de imediato. O futuro Rei do Futebol só se firmou no ataque santista no início do ano seguinte, durante uma excursão ao sul do país.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.