Abel prega equilíbrio, mas testa alternativas ofensivas no Palmeiras
O técnico Abel Ferreira nunca escondeu ser um técnico adaptável, que gosta de equipes equilibradas. No entanto, nos últimos jogos, o treinador tem testado no Palmeiras formações ofensivas, especialmente em cenários que a equipe precisa correr atrás do resultado.
Uma ideia trabalhada na vitória contra o Sport foi ter Raphael Veiga e Gustavo Scarpa juntos no meio-campo. No segundo tempo, o Verdão ficou por um determinado período em um 4-3-3 com Scarpa e Veiga alinhados, e Felipe Melo como único volante.
"Para mim uma equipe tem que ser equilibrada, é assim que eu vejo futebol. Se a equipe precisar ser mais aguda, agressiva, precisamos ter jogadores no banco com esse perfil. O Scarpa nos dá isso, assim como o Veiga, alternando. São dois jogadores de muito rendimento. Precisei ter uma postura mais agressiva e coloquei dois "10? em campo. Nossa função é olhar para o jogo e dar as melhores respostas", disse Abel em coletiva na segunda-feira.
A produção ofensiva do Palmeiras melhorou e o time encurralou ainda mais o Sport contra a meta de Maílson, um dos melhores do jogo. O Verdão buscou a virada, com o primeiro gol tendo assistência de Scarpa para Luiz Adriano.
Em outro exemplo recente, Abel testou Veiga como segundo volante na derrota por 4 a 2 para o Bragantino, novamente em um contexto em que o Palmeiras precisava buscar o resultado, na segunda etapa. Na ocasião, o técnico testou Patrick de Paula como primeiro meio-campista, com Veiga o auxiliando. Verón e Dudu atuaram abertos, e Luiz Adrian e Rony formaram uma dupla na frente.
Pensando na final da Copa Libertadores contra o Flamengo, que será daqui cerca de um mês, essas alternativas podem ser importantes caso o Palmeiras precise em algum momento correr atrás do placar em Montevidéu.
O próximo jogo do Palmeiras será no domingo, contra o Grêmio, em Porto Alegre, às 16 horas (de Brasília). O Verdão está na segunda colocação do Campeonato Brasileiro, com 49 pontos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.