Topo

Palmeiras

Palmeiras perdeu apenas uma final disputada no Allianz Parque

Jogadores do Palmeiras comemorando o título da Copa do Brasil 2020 - Lucas Figueiredo/CBF
Jogadores do Palmeiras comemorando o título da Copa do Brasil 2020 Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

01/03/2022 08h00

O Palmeiras decide o título da Recopa Sul-Americana com o Athletico-PR, amanhã, às 21h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque. Desde a inauguração do estádio, o Verdão tem um bom retrospecto decidindo na arena.

O Palestra disputou a sua primeira partida no Allianz no fim de 2014 e, a partir de então, já teve a oportunidade de decidir quatro finais no estádio. A equipe alviverde saiu vencedora em quatro delas, sendo superada apenas uma vez.

A única ocasião em que o Palmeiras deixou o Allianz sem a taça na mão foi em 2018, na decisão do Campeonato Paulista. Depois de vencer o Corinthians por 1 a 0 fora de casa, o Verdão foi derrotado pelo mesmo placar em seu estádio. Nos pênaltis, o rival alvinegro levou a melhor.

A primeira final do Verdão no Allianz foi a da Copa do Brasil de 2015, contra o Santos. O Alviverde foi batido por 1 a 0 na Vila Belmiro e, na volta, venceu o Peixe por 2 a 1. A decisão foi para os pênaltis, e o Palestra conquistou o título sobre o rival, com Fernando Prass convertendo a última cobrança.

Em 2020, o Palmeiras voltou a decidir o Campeonato Paulista em sua casa. Após um empate sem gols com o Corinthians na Neo Química Arena, as equipes ficaram no 1 a 1 no Allianz. Dessa vez, o time alviverde levou a melhor nos pênaltis, com Patrick de Paula batendo o último.

Por fim, o Verdão disputou o segundo jogo da final da Copa do Brasil de 2020 no Allianz. A equipe comandada por Abel Ferreira já havia vencido o Grêmio em Porto Alegre, por 1 a 0, e voltou a triunfar em seu estádio, pelo placar de 2 a 0. Wesley e Gabriel Menino marcaram os gols.

Pela base, o Palmeiras também entrou em campo no Allianz para decidir a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior neste ano. O Alviverde não tomou conhecimento do Santos e goleou o rival por 4 a 0, com show de Endrick e companhia.

Na Arena da Baixada, Palmeiras e Athletico empataram por 2 a 2. Não há mais o critério do gol qualificado fora de casa em competições organizadas pela Conmebol.

Palmeiras