Corinthians mostra eficiência no ataque e defesa no Brasileirão
Após cinco rodadas, o Corinthians segue sendo o líder do Campeonato Brasileiro, com 12 pontos conquistados, dois a mais que o segundo colocado, o Santos. Algumas estatísticas mostram os motivos, mesmo sem apresentar um futebol de encher os olhos em alguns compromissos, de o Timão estar ocupando a liderança da competição.
Até agora, o Corinthians soma quatro vitórias e apenas uma derrota no Brasileirão, com oito gols feitos e apenas quatro sofridos - três deles no clássico contra o Palmeiras -, com um saldo de quatro tentos. Somente o Peixe tem um saldo maior (seis), enquanto o Red Bull Bragantino tem os mesmos quatro gols.
O time comandado por Vítor Pereira é o primeiro colocado, entre todos os 20 clubes que disputam a Série A, entre os que menos precisam de finalizações para fazer um gol - 4,5. Por outro lado, é o segundo no ranking entre os times com mais finalizações para sofrer um gol - 16,3, segundo o Footstats.
Ainda, o Corinthians é o líder do Brasileirão mesmo sendo a equipe com menos finalizações (7,2) e menos finalizações no alvo (3,2). O que explica a liderança é que o time compensa essas marcas, pois é quem menos precisa finalizar para fazer um gol (4,5), conforme mostrado acima, e quem tem a segunda melhor pontaria na finalização (44%). Para se ter uma ideia, o Santos precisa de 5,2 chutes para balançar as redes, o São Paulo 6,8 e o Palmeiras 11,6.
Isso demonstra eficiência tanto defensiva quanto ofensiva. Na defesa, foram três jogos sem sofrer gols em cinco rodadas e todos os tentos sofridos foram fora de casa, contra Botafogo e Palmeiras. Já na parte ofensiva, apesar de ter vencido os dois últimos jogos pelo placar mínimo, a média é de 1,6 gol/jogo.
A equipe dá um respiro na competição no meio da semana, quando recebe a Portuguesa-RJ na quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil - na ida, o placar foi 1 a 1. Depois, no sábado, o Corinthians volta a jogar pelo Brasileirão, contra o Internacional, no Beira-Rio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.