Topo

Santos

Santos encerra janela com quatro reforços e oito saídas; veja balanço

Luan fez sua estreia pelo Santos contra o América-MG e voltou a jogar após seis meses - Fernando Moreno/AGIF
Luan fez sua estreia pelo Santos contra o América-MG e voltou a jogar após seis meses Imagem: Fernando Moreno/AGIF

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

16/08/2022 07h00

Chegou ao fim a janela de transferências de inverno do futebol brasileiro. Depois de um início de temporada frustrante, o Santos buscou aproveitar este período para reorganizar o seu elenco, seja com chegadas ou saídas.

O técnico Lisca viu oito jogadores deixar o elenco, mas outros quatro chegaram. Dentre os reforços, estão nomes conhecidos da torcida, com o de Soteldo, ou uma aposta vinda do rival, que é o caso de Luan. Confira as movimentações.

CHEGADAS

Depois de muita espera, a torcida do Alvinegro Praiano comemorou a primeira contratação da janela no dia 5 de agosto. O primeiro a assinar foi o lateral direito Nathan. O jogador de apenas 20 anos firmou um contrato válido até o final de 2026.

O defensor foi revelado nas categorias de base do Vasco e se transferiu para o Boavista em 2020, sem nem ter atuado no elenco profissional do clube carioca. Na equipe portuguesa, ele somou 49 partidas, um gol e três assistências.

No dia seguinte, o Santos anunciou a chegada de Luan. O meia-atacante estava encostado no Corinthians e chegou à Vila Belmiro com um contrato de empréstimo até o final do Campeonato Brasileiro, com opção de renovação por mais uma temporada.

O jogador de 29 anos se destacou com a camisa do Grêmio. Ele liderou a equipe nas conquistas da Copa do Brasil de 2016, Copa Libertadores de 2017, Recopa Sul-Americana de 2018 e bicampeonato Gaúcho entre 2018 e 2019.

O meio-campista foi anunciado no Timão em dezembro de 2019, mas decepcionou. Ao todo, foram 79 partidas com a camisa alvinegra, dos quais foi titular em 48, e nove gols.

Já no último dia 11, veio uma grande notícia para a torcida do Peixe. O clube acertou a contratação por empréstimo de Yeferson Soteldo. O meia-atacante foi cedido pelo Tigres, do México, até julho de 2023. O contrato ainda conta com opção de compra e passe fixado ao término do vínculo.

O atleta de 25 anos defendeu o time alvinegro entre 2019 e 2021, sendo um dos protagonistas nas campanhas de vice-campeonato do Peixe na Libertadores, em 2020, e no Campeonato Brasileiro, em 2019. Ao todo, foram 105 aparições, 20 gols marcados e 16 assistências.

Por fim, o Santos também anunciou a chegada de Gabriel Carabajal. O meio-campista estava no Argentinos Juniors e assinou um contrato válido por quatro anos.

O atleta de 30 anos chega ao Peixe após quase um ano e meio vestindo as cores do clube argentino. Nesta temporada, ele já entrou em campo em 29 partidas, das quais foi titular em 26. Neste período, ele somou três gols e duas assistências.

SAÍDAS

O Santos também sofreu várias perdas nesta janela de transferências. O primeiro a ser negociado foi o jovem Gabriel Pirani. O meia de 20 anos não vinha recebendo muitas chances e acabou sendo transferido por empréstimo para o Cuiabá. O acordo é válido até o fim da atual temporada.

Outros três atletas que foram emprestados são Jobson, Lucas Lourenço e Willian Maranhão, todos até o final do ano. O primeiro soma apenas três jogos na temporada e foi cedido ao Náutico. O segundo, por sua vez, chegou ao Peixe em 2018, mas fez apenas 34 partidas. A última vez que foi a campo pelo time foi em maio de 2021.

Já Maranhão está a detalhes de acertar sua volta ao Atlético-GO. O jogador, que já viajou para Goiânia, foi contratado no final de março. Desde então, ele disputou somente nove partidas com a camisa alvinegra, das quais foi titular em cinco. Ele tem contrato com o Alvinegro Praiano até o final de 2024.

Emiliano Velázquez, por sua vez, saiu sem custos. Insatisfeito com a falta de sequência, o zagueiro uruguaio solicitou a antecipação do fim do vínculo com o Alvinegro Praiano, que iria até dezembro de 2022.

O defensor foi contratado no fim de agosto de 2021, após passagem pelo Rayo Vallecano, da Espanha. Ao todo, o atleta de 28 anos vestiu a camisa alvinegra em 27 partidas, das quais foi titular em 21.

Quem também rescindiu foi Ricardo Goulart. O vínculo do meia-atacante era válido até o final de 2023. Para chegar a um acordo amigável com o clube, ele abriu mão de todos os valores que teria para receber até o fim deste período.

O atleta de 31 anos chegou ao Peixe com grande status. Ele assumiu a histórica camisa 10 do clube e era visto como a grande esperança para a temporada, mas decepcionou. Ele se despediu após 30 partidas, quatro gols e três assistências.

Já o jovem Kaiky acertou a sua transferência para o Almería, da Espanha. Neste caso, no entanto, o Alvinegro Praiano foi recompensado financeiramente com a negociação.

O defensor de 18 anos foi vendido por 7 milhões de euros (cerca de R$ 37,7 milhões na cotação atual). O Peixe tem 70% dos direitos econômicos do defensor. Dessa maneira, vai ficar com aproximadamente R$ 26 milhões da transação, além de 20% do valor de uma futura venda.

O clube espanhol também foi o destino do atacante Léo Baptistão. O atacante foi anunciado no dia 21 de agosto de 2021. Pela equipe paulista, o atacante somou 38 jogos, sete gols e três assistências.

Santos