Brasil vence Canadá e encara Argentina na final da Copa América de basquete
O Brasil está na final da Copa América de basquete. Na noite de hoje (10), a seleção brasileira superou o Canadá por 86 a 76, na Arena Geraldão, em Recife, e garantiu a vaga na grande decisão da competição. Os brasileiros voltam à quadra amanhã (11), às 20h40 (de Brasília), para enfrentar a Argentina em busca do título.
A última aparição do Brasil na final do torneio foi em 2011, em Mar Del Plata, na Argentina, quando foi vice-campeão diante dos anfitriões. Dois anos antes, em 2009, em Porto Rico, o Brasil se sagrou campeão diante dos porto-riquenhos.
Além disso, por ter a melhor campanha da primeira fase, o Brasil já estava classificado para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.
A partida
A seleção entrou no duelo com Felício, Léo Meindl, Vitor Benite, Huertas e Lucas Dias. O Brasil começou bem, abrindo o placar com uma cesta de três pontos de Benite. No entanto, os canadenses ajustaram a marcação e não deixaram o Brasil abrir vantagem no placar, deixando a partida sendo disputada ponto a ponto.
Vitor Benite se destacou no primeiro período, anotando 11 pontos, e os brasileiros dominaram, encerrando em 24 a 20. O segundo período, por sua vez, começou bem equilibrado, mas com alguns erros canadenses.
Com o decorrer do jogo, o Brasil foi crescendo e acertando as bolas de três. A seleção conseguiu abriu sete pontos de vantagem e terminou o segundo quarto vencendo por 44 a 34. O jogo contou com as presenças ilustres de Magic Paula e Oscar Schmidt, que foram ovacionados pela torcida brasileira no final do primeiro tempo.
A volta do intervalo começou o Canadá tentando ser agressivo, só que o Brasil e trabalhou bem tanto a defesa quanto o ataque. Yago fez a festa marcando seus primeiros pontos na partida e ajudou o Brasil a finalizar o período vencendo por 67 a 54.
No período decisivo, o Brasil teve alguns desperdícios de bola, deixando o Canadá mais posicionado dentro da partida. O time adversário chegou abrir 8 a 0 nos primeiros minutos do último quarto, manteve a sua defesa agressiva e deixou o placar perigoso.
No entanto, o Brasil pediu tempo e voltou apostando nas infiltrações, com Huertas e Léo Meindl protagonizando a jogada que fez a seleção ficar à frente por 78 a 76. Com menos de um minuto para o fim do jogo, o momento era de total tensão, mas o Brasil conseguiu garantir aumentar sua vantagem e terminou com o triunfo por dez pontos de diferença.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.