Topo

São Paulo

Última vitória do São Paulo sobre o Ceará no Castelão teve gol de Ceni

Rogério Ceni comemora o último gol pelo São Paulo, marcado sobre o Ceará, na Copa do Brasil de 2015 - NUNO GUIMARÃES/FRAME/FRAME/ESTADÃO CONTEÚDO
Rogério Ceni comemora o último gol pelo São Paulo, marcado sobre o Ceará, na Copa do Brasil de 2015 Imagem: NUNO GUIMARÃES/FRAME/FRAME/ESTADÃO CONTEÚDO

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

17/09/2022 05h00

O São Paulo visita o Ceará neste domingo, às 16h (de Brasília), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro com uma missão nada fácil: voltar a vencer o rival na Arena Castelão após nada mais, nada menos que sete anos.

O último triunfo são-paulino na casa do Ceará aconteceu em agosto de 2015, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Na ocasião, o Tricolor, que ainda contava com Rogério Ceni como seu goleiro, venceu por 3 a 0, com direito a gol do ídolo, de pênalti, após perder a partida de ida, no Morumbi, por 2 a 1, e avançou de fase.

A temporada de 2015, inclusive, foi a última de Rogério Ceni como jogador profissional. Ao fim daquele ano, o ídolo são-paulino pendurou as chuteiras e iniciou os estudos para se tornar treinador de futebol, o que se concretizou em 2017, quando assumiu o comando do São Paulo.

Desde a última vitória do São Paulo sobre o Ceará no Castelão as duas equipes se enfrentaram cinco vezes no estádio, com cinco empates e um triunfo para o Vozão, conquistado neste ano, na volta das quartas de final da Copa Sul-Americana, por 2 a 1, resultado que levou a decisão para os pênaltis. Na marca da cal, melhor para o Tricolor, que bateu o rival por 4 a 3.

Apesar de não ter conquistado bons resultados nos últimos jogos contra o Ceará no Castelão, o São Paulo leva uma ampla vantagem no retrospecto geral. Em 30 partidas contra o Vozão, o Tricolor soma 15 vitórias, dez empates e apenas cinco derrotas.

Nos mata-matas, o São Paulo também não sabe o que é ser eliminado pelo Ceará. As duas equipes se enfrentaram na Copa do Brasil de 2001, na Copa do Brasil de 2015 e nas Copas Sul-Americanas de 2011 e 2022, com o Tricolor avançando de fase em todas as oportunidades.

São Paulo