Topo

Medalhistas olímpicos, Felipe Wu e Abner Teixeira brilham nos Jogos Sul-Americanos

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

13/10/2022 23h20

A quinta-feira do Time Brasil nos Jogos Sul-Americanos de Assunção, no Paraguai, foi marcada pela presença de atletas olímpicos disputando em suas respectivas modalidade. Além disso, todos conquistaram ainda mais medalhas para o país no torneio.

Para iniciar, no tiro esportivo, Felipe Wu, prata nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, levou a prata na prova da pistola de ar 10m. Ademais, Cibele Bautista, também na pistola de ar 10m, e Goergia Furquim, no skeet (125), ficaram com o bronze.

O boxe trouxe mais cinco medalhas para o Brasil na despedida dos ringues nos Jogos. Destas conquistas, quatro foram de ouro e uma de prata, todas no masculino. Luiz Gabriel Oliveira (até 57kg), Wanderson de Oliveira (até 71kg), Wanderley Pereira (até 80kg) e Abner Teixeira (+ 92kg) subiram no lugar mais alto do pódio, enquanto Keno Marley Machado (até 92kg) ficou em segundo. O boxe brasileiro se despede dos Jogos com sete medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze.

No atletismo, Letícia Oro Melo confirmou o favoritismo e marcou 6.64m para ganhar a prova do salto em distância. Mas as conquistas do Time Brasil na modalidade não pararam por aí. Ao todo, foram dez medalhas nesta quinta. Outra a ficar em primeiro na categoria foi Ana Carolina Azevedo nos 100m.

Além disso, foram mais quatro ouros para o país: Luiz Maurício da Silva (lançamento de dardo), Eduardo de Deus (100m com barreiras) e Felipe Vinícius dos Santos (decatlo); quatro de prata, de Micaela de Melo (100m com barreiras), Jacilene Lima (lançamento do dardo), Felipe Bardi (100m) e Guilherme Krutz (1500m); e duas de bronze, de Lucas Carvalho (400m) e Jaqqueline Weber (1500m).

Ginástica e wrestling do Brasil também brilham

No encerramento da ginástica rítmica, o Brasil conquistou as três medalhas de ouro em disputa. Os dois primeiro foram nas provas de conjunto. O país ficou em primeiro tanto no conjunto de cinco arcos quanto no de três fitas e duas bolas. Já no individual geral, dobradinha brasileira. Bárbara Domingos levou sua quarta medalha dourada nos Jogos, e Geovanna Santos então ficou com a prata.

Na ginástica de trampolim, que aconteceu toda em apenas um dia de disputa, Camila Gomes conquistou o ouro e Alice Gomes, a prata, no individual feminino. No masculino, Ryan Dutra e Lucas Castro levaram a

prata e o bronze, respectivamente.

Por fim, nos tatames, os irmãos Victor e Giulia Penalber celebraram suas conquistas, cada um à sua maneira. Giulia subiu ao pódio para receber a medalha de prata no wrestling, na categoria até 57kg. Já Victor, treinador da equipe de judô, comemorou o ouro do Brasil por equipes. Além da prata de Giulia, o wrestling brasileiro venceu com Laís Nunes, outra atleta olímpica, na categoria até 62kg, levou a prata com Thamires Machado (até 68kg) e o bronze com Gracyenne Alves (até 53kg).