Topo

Palmeiras

Flaco López volta a atuar pelo Palmeiras após mais de um mês na reserva

Flaco Lopez, do Palmeiras, comemora gol contra o Ceará pelo Brasileirão -  GABRIEL LEITE/W9 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Flaco Lopez, do Palmeiras, comemora gol contra o Ceará pelo Brasileirão Imagem: GABRIEL LEITE/W9 PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

19/10/2022 08h00

Depois de mais de um mês, o argentino José López voltou a atuar em um jogo do Palmeiras, no último domingo (16), no empate em 0 a 0 com o São Paulo. O jogador viveu uma longa sequência sem receber oportunidades, e voltou a campo com uma atuação discreta no Choque-Rei.

O centroavante não atuava desde o dia 3 de setembro, no empate em 2 a 2 com o Red Bull Bragantino, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Naquela ocasião, véspera do jogo de volta da semifinal da Copa Libertadores, o Verdão entrou com uma equipe alternativa, e López começou o jogo como titular, dando lugar a Rony aos 15 minutos da segunda etapa.

Desde então, o jogador não atuou mais, amargando uma sequência de seis jogos apenas no banco de reservas. Esse foi o seu maior período sem atuar desde quando esteve livre para estrear, em julho.

O argentino até vinha recebendo algumas oportunidades, e chegou a ser o reserva imediato quando era aberta uma vaga no ataque. No jogo de ida da semifinal contra o Athletico-PR, por exemplo, ele foi o escolhido para substituir Gustavo Scarpa, que estava suspenso. Na ocasião, Rony atuou aberto, e o camisa 18 ficou na função de centroavante. A sua atuação, contudo, não foi boa e ficou marcada pelas duas boas oportunidades desperdiçadas na partida.

López teve a sequência sem jogos quebrada no Choque-Rei do último domingo, ao entrar na vaga de Danilo aos 32 minutos da segunda etapa. O centroavante argentino disputou a reta final do clássico como a referência do ataque ao lado de Endrick, mas não chegou a se destacar.

Enquanto o garoto de apenas 16 anos mostrou-se participativo e ficou marcado por cavar a expulsão de Beraldo aos 45 minutos, López pouco apareceu. No seu lance mais marcante no jogo, acabou tropeçando e caiu sozinho ao furar a bola na tentativa de um cruzamento para a área.

Endrick, inclusive, passou a ser mais um concorrente de López na briga pelo ataque do Verdão no último período. A grande joia da base palmeirense passou a ser mais uma opção para Abel Ferreira e fez a sua estreia contra o Coritiba, enquanto o argentino permaneceu no banco. No Choque-Rei, Endrick entrou em campo antes do camisa 18.

Apoio de Abel Ferreira

Apesar do período sem atuar, José López segue valorizado pelo treinador palmeirense. Após o Choque-Rei, quando perguntado sobre o jogador e as demais opções no ataque para a vaga de Rony, Abel Ferreira destacou como o elenco palmeirense tem mostrado resiliência para superar críticas.

"A história mostra para mim que esses jogadores foram amassados antes de conseguirem triunfar. Basta olhar um por um. Aqueles que conseguem ser amassados e têm resiliência para continuar trabalhando, voltam mais fortes", disse o treinador.

Contratado na metade da atual temporada junto ao Lanús, clube que o revelou na Argentina, José López disputou 11 partidas pelo Palmeiras até o momento. O seu único gol marcado aconteceu na vitória por 2 a 1 sobre o Ceará, no Castelão, em duelo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Palmeiras