Topo

Classificada ao WTA Finals em duplas, Bia Haddad consolida bom ano com subida em rankings

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

24/10/2022 12h06

A brasileira Bia Haddad Maia conseguiu nesta semana mais um feito histórico para o tênis nacional. Além de ficar com o vice na chave de duplas no WTA 1000 de Guadalajara, no México, e assim se classificar para o WTA Finals com a casaque Anna Danilina, a paulista aproveitou a campanha no torneio na América do Norte para atingir grandes feitos nos rankings da WTA.

Mesmo com a eliminação na estreia pela chave de simples, Bia Haddad ganhou três posições e voltou para o Top 15, ocupando o 15º lugar e igualando a melhor marca da carreira. De quebra, também subiu bem na lista de duplas e igualmente aparece entre as 15 melhores do mundo. A tenista paulista saltou nove posições com o vice e assumiu a 13ª colocação, conseguindo na mesma semana a sua maior marca em ambos os rankings.

Classificadas para o WTA Finals, que será na próxima semana, Bia Haddad e Anna Danilina chegam à competição como a sétima melhor parceria da temporada. A campanha em Guadalajara as fez sair da nona posição, superando duas duplas rivais.

Quem também cresceu e está se consolidando, após se recuperar de grave lesão, é a paulista Luisa Stefani, que voltou a figurar no Top 100 do ranking de duplas da WTA, precisando de apenas quatro torneios para alcançar o feito. O retorno triunfal veio nesta segunda-feira, após a grande conquista em Guadalajara, batendo na final a compatriota Bia Haddad.

Com o título conquistado no México, a ex-Top 10 deu um enorme salto no ranking de duplas e ganhou 162 posições de uma vez só. A arrancada de Stefani não apenas a levou de volta para o Top 100, mas também a deixou já bem perto do Top 50, ocupando o 55º lugar.

Stefani teve grandes resultados desde que voltou a competir. Depois de romper o ligamento cruzado anterior do joelho direito na semifinal do US Open do ano passado, ela ficou um ano inteiro afastada e retornou em grande estilo, conquistando o título no WTA de Pune, na Índia, ao lado da canadense Gabriela Dabrowski, seu primeiro torneio na temporada.

Na sequência, Dabrowski foi sua algoz no WTA 500 de Tóquio, no Japão, onde a brasileira jogou ao lado da tenista da casa Ena Shibahara. Já nos Estados Unidos, após desistir de competir em Las Vegas, ela se juntou com a australiana Storm Sanders, com quem foi às quartas em San Diego, antes de conquistar o título em Guadalajara.

Masculino

Atual número 1 do Brasil, o cearense Thiago Monteiro amargou uma queda de cinco posições e agora é o 66º do mundo no ranking de simples da ATP. Também foi para baixo o paulista Felipe Meligeni, sobrinho do ex-tenista Fernando Meligeni, que perdeu seis lugares e aparece nesta segunda-feira como o 169º colocado da lista.

Outro que caiu foi o veterano paulista Daniel Silva, que desceu nove colocações e agora é o 236º da ATP. Logo atrás dele vem o também paulista Gabriel Décamps, que se manteve na 277ª posição.