Topo

Saiba o que é preciso para o Barcelona se classificar na Liga dos Campeões

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

26/10/2022 08h00

A situação do Barcelona na Liga dos Campeões ficou difícil, mas não impossível. A duas rodadas para o fim da fase de grupos da competição, o clube não depende apenas de si para avançar às oitavas de final do torneio e vê a classificação como improvável.

Após o empate em 3 a 3 com a Inter de Milão, no Camp Nou, o Barça ficou estacionado na terceira posição do grupo C, com quatro pontos. O time italiano, em segundo, tem sete pontos, enquanto o líder Bayern de Munique conta com 12. Já o Viktoria Plzen, lanterna, está zerado.

Uma das opções para a equipe catalã classificar-se é: vencer os dois jogos restantes, contra o Bayern, às 16 horas (de Brasília) desta quarta-feira, e diante do Viktoria Plzen, na outra terça-feira, dia 1º de novembro. Ainda assim, precisaria que a Inter não some mais do que dois pontos.

Isso porque, caso a Internazionale some três pontos e o Barça vença os próximos dois compromissos, ambos empatariam em dez pontos. No entanto, os italianos levam vantagem no quesito confronto direto, por terem ganhado no Giuseppe Meazza, por 1 a 0, e empatado fora de casa.

Outra alternativa para o Barcelona é: somar quatro pontos (um empate e uma vitória) e torcer para que a Inter de Milão perca seus dois jogos as serem disputados. A chance desse cenário se concretizar é menor, pois a Inter encara o Viktoria Plzen, em Milão, na próxima rodada - a equipe tcheca perdeu todas as partidas até aqui - e fecha contra o Bayern, na Alemanha.

Ou seja, se a Internazionale derrotar o Plzen nesta quarta, o Barcelona estará oficialmente eliminado da Liga dos Campeões. Este seria o segundo ano seguido que o time cairia antes mesmo da fase de mata-mata do torneio.

Orçamento sob risco

Os jornais espanhóis tratam a situação do Barça como um "desastre" e que apenas um "milagre" pode manter a equipe viva na competição.

O clube catalão planejou que chegaria, pelo menos, às quartas da Champions nesta temporada. A eliminação precoce pode fazer com que o time perca 21 milhões de euros (R$ 107,8 milhões) previstos no orçamento. Nem mesmo o título da Liga Europa faria o Barcelona alcançar esse montante