Topo

Palmeiras

Palmeiras: Além de Endrick, outros cinco jovens podem ganhar espaço em 2023

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, em jogo contra o Avaí pelo Brasileirão - WANDERSON OLIVEIRA/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, em jogo contra o Avaí pelo Brasileirão Imagem: WANDERSON OLIVEIRA/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

28/10/2022 07h00

Dono de uma das bases mais vitoriosas do Brasil nos últimos anos, o Palmeiras pode ter novos jovens integrados no elenco principal de maneira definitiva na próxima temporada. O torcedor do Verdão se acostumou a ver as Crias da Academia com participações importantes nos títulos recentes, e a aposta nos garotos deve permanecer para 2023.

O próprio técnico Abel Ferreira já admitiu que o clube não deve fazer grandes movimentações no mercado, apostando nos atletas formados em casa, conforme declarou na entrevista coletiva após a vitória sobre o Avaí.

"Os moleques são o futuro do clube. Ouço o ruído, sobretudo na internet, de que temos de contratar e, na verdade, não temos que contratar ninguém", disse o treinador.

"Se contratarmos, será um ou dois jogadores, não mais, e se contratarmos. Vamos valorizar todo o trabalho que é feito, vamos fazer muito poucas mexidas, porque acreditamos todo o trabalho que é feito", prosseguiu.

Nomes como Danilo e Gabriel Menino se consolidaram como importantes nos últimos anos. Durante a atual temporada, o lateral-esquerdo Vanderlan aproveitou as chances recebidas e virou o reserva imediato de Piquerez. Mais recentemente, Endrick despontou como a grande joia palmeirense neste ciclo, e foi coroado com os seus dois primeiros gols como profissional na última terça-feira, na vitória sobre o Athletico-PR.

Assim como o garoto de apenas 16 anos, outros jovens completam um grupo de transição entre o elenco sub-20 e o profissional, completando treinos do time de Abel Ferreira. Em 2023, alguns deles podem ser integrados na equipe de cima e receber mais oportunidades.

Garcia

A concorrência na lateral-direita é grande, com Marcos Rocha e Mayke elevando o nível na disputa do setor. A temporada de ambos é tão boa que, nesta reta decisiva do Brasileirão, Mayke ganhou a vaga no lado direito do ataque.

Ainda assim, o jovem Garcia, de 20 anos, pode integrar o elenco principal de maneira definitiva em 2023. Elogiado pelo técnico Abel Ferreira em mais de uma oportunidade, o lateral disputou cinco jogos pelo time de cima nesta temporada e tem sido relacionado para os jogos recentes nesta reta final de Brasileirão.

Naves

Na zaga, o Palmeiras está bem servido com Gustavo Gómez, Murilo, Luan e Kuscevic. A solidez defensiva passa pelas boas atuações do quarteto, que oscila pouco de desempenho. Assim, é uma posição na qual a disputa é sempre complicada, mas o garoto Naves também pode ser utilizado com mais frequência na próxima temporada.

Em 2022, o zagueiro de 20 anos vive a sua última temporada na base palmeirense e também chegou a disputar duas partidas com o elenco principal, nas vitórias contra Juventude e Santos, no primeiro turno do Brasileirão.

Fabinho

Outro nome que deve receber mais oportunidades em 2023 é o volante Fabinho. Com Danilo monitorado pelo futebol europeu, o jovem pode se credenciar como o seu sucessor no meio de campo do Verdão.

Uma das lideranças do elenco sub-20, Fabinho também é bem avaliado dentro do clube e pelo técnico Abel Ferreira. Em 2022, disputou seis jogos com o time profissional, sendo quatro pelo Brasileirão e dois pela Libertadores.

Jhon Jhon

Mais um atleta da geração 2002 que tem se destacado no elenco sub-20 é o meia-atacante Jhon Jhon. Dono da camisa 10 da categoria, o jogador é um dos protagonistas da equipe e também é observado com atenção pela comissão técnica.

Com a saída de Gustavo Scarpa no final da temporada, Bruno Tabata já foi contratado com o objetivo de ser o substituto para a função. Ainda assim, a vaga no setor será aberta a partir de 2023, e Jhon Jhon pode aproveitá-la para ganhar mais oportunidades.

Giovani

Grande promessa das categorias de base palmeirense, o atacante Giovani é trabalhado com cuidado para que possa ser integrado ao elenco profissional na próxima temporada. Aos 18 anos, é bem visto pelo técnico Abel Ferreira e chegou a disputar 14 jogos com o time principal em 2021.

Na temporada atual, Giovani sofreu com lesões e viveu um ano complicado. Ele chegou a disputar cinco partidas no primeiro semestre, mas passou por uma artroscopia no tornozelo direito e sofreu uma lesão muscular no final de setembro. Nos últimos dias, voltou a treinar normalmente e completar as atividades do elenco comandado por Abel Ferreira.

Palmeiras