Topo

Athletico-PR marcou apenas um gol nos quatro jogos contra o Flamengo em 2022

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

29/10/2022 07h30

Pela primeira vez na história, Flamengo e Athletico-PR decidem a final da Copa Libertadores. A decisão em jogo único acontece às 17 horas (de Brasília) deste sábado, no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador. Em 2022, as equipes já se enfrentaram em quatro oportunidades, com vantagem para o time carioca.

O Fla venceu duas das quatro partidas diante do Furacão neste ano. O único triunfo paranaense aconteceu no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, em duelo válido pela 3ª rodada. O uruguaio David Terans marcou o único tento do jogo na Arena da Baixada. O técnico do Fla, até então, era Paulo Sousa. Já o do time paranaense, Fábio Carille.

Mais do que não vencer nenhum dos outros três jogos, o Athletico sequer marcou um gol nas partidas restantes - quando Dorival Júnior já havia aterrissado na Gávea. Pelo segundo turno do Brasileirão, na 22ª rodada, o Flamengo goleou o adversário por 5 a 0 no Maracanã, com gols de Pedro, Lázaro, Ayrton Lucas e Fabrício Bruno (duas vezes).

Os outros dois encontros foram pela fase eliminatória da Copa do Brasil. Na partida de ida das quartas, no Maracanã, o Furacão segurou o empate em 0 a 0 graças à grande atuação do sistema defensivo, sobretudo do goleiro Bento.

Na volta, porém, o time paranaense não contou com a mesma sorte. A equipe de Felipão até competiu, mas viu Pedro anotar um golaço de bicicleta e decretar a classificação do Rubro-Negro carioca à semifinal da competição nacional. No fim das contas, o Fla conquistou o título do torneio pela quarta vez ao derrotar o Corinthians na final.

As estatísticas apontam para a dificuldade do Athletico em enfrentar o Flamengo de Dorival. E, principalmente, atacar e marcar contra o adversário. Nos três confrontos anteriores, Felipão adotou o sistema com três zagueiros, mas pode mudar a estratégia para a grande decisão.