Topo

Inglês - 2022/2023

Chelsea sofre apagão, é goleado pelo Brighton e perde a primeira com Potter

Leandro Trossard comemora gol do Brighton contra o Chelsea - Glyn KIRK / AFP
Leandro Trossard comemora gol do Brighton contra o Chelsea Imagem: Glyn KIRK / AFP

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

29/10/2022 12h57

O Chelsea conheceu hoje sua primeira derrota sob comando do técnico Graham Potter, justamente contra seu ex-clube. O time londrino foi goleado pelo Brighton por 4 a 1, fora de casa, e perdeu chance de entrar no G4 do Campeonato Inglês.

O grande problema dos Blues na partida foi o primeiro tempo. A equipe sofreu dois gols em menos de 15 minutos, com Trossard e Loftus-Cheek (contra), e não conseguiu reagir. Chalobah (contra) e Enciso completaram o placar. O único gol do Chelsea foi marcado por Kai Havertz.

Além do primeiro revés com Potter, o resultado marca a primeira vez na história da Premier League em que o Brighton vence o Chelsea. A equipe, comandada por Roberto De Zerbi, está em sétimo lugar na tabela de classificação, com 18 pontos conquistados.

Os londrinos, por sua vez, ficaram estacionados na quinta posição e ainda podem ser ultrapassados pelo Manchester United, que encara o West Ham neste domingo. O time vinha em boa sequência com Potter, obtendo seis vitórias e três empates.

Na próxima rodada, o Chelsea tem pela frente o clássico diante do Arsenal. O derby está marcado para o próximo domingo, às 9 horas (de Brasília). Antes, a equipe possui compromisso pela Liga dos Campeões, contra o Dínamo Zagreb, nesta quarta. Os Blues já estão garantidos nas oitavas do torneio continental.

O jogo

O Brighton não deu respiro ao Chelsea no reencontro com seu antigo treinador. Logo aos três minutos, o brasileiro Thiago Silva já havia aparecido duas vezes para salvar dois chutes do adversário em cima da linha. Aos quatro, porém, a equipe não suportou a pressão e viu Trossard anotar um gol de placa ao driblar o goleiro Kepa e estufar as redes.

Aos 13, Loftus-Cheek mandou contra seu próprio gol em cobrança de escanteio. Os Blues, então, passaram a empilhar inúmeras chances para diminuir, mas as desperdiçaram. Aos 41, Chalobah marcou novo gol contra ao empurrar o cruzamento de Estupiñan para sua própria meta: 3 a 0.

O Chelsea deu sinais de que iria dificultar o jogo quando Kai Havertz descontou de cabeça. A reação, porém, parou por aí. E já nos últimos minutos da etapa final, Enciso aproveitou rebote de Mendy e sacramentou a vitória.