Topo

Felipão busca tornar-se o primeiro técnico campeão da Libertadores por três clubes distintos

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

29/10/2022 09h44

Luiz Felipe Scolari busca escrever uma história inédita naquele que pode ser o último trabalho de sua carreira como treinador. Aos 73 anos, o veterano pode tornar-se o primeiro a vencer a Libertadores por três clubes diferentes.

Felipão já sagrou-se campeão do torneio mais cobiçado do continente em duas oportunidades: em 1995, pelo Grêmio, e 1999, pelo Palmeiras. Agora, ele está a uma vitória de dar o troféu ao Athletico-PR, o que significaria a primeira conquista da América para o time.

Para que o feito se concretize, basta o técnico derrotar o Flamengo neste sábado, a partir das 17 horas (de Brasília), no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador.

Além de Scolari, apenas três comandantes sagraram-se campeões continentais em dois times diferentes. O argentino Carlos Bianchi, pelo Boca Juniors e Vélez Sarsfield, Edgardo Bauza, por San Lorenzo e LDU, e o brasileiro Paulo Autuori, que chegou ao topo do continente com São Paulo e Cruzeiro.

O título também tornaria Felipão o primeiro técnico brasileiro campeão do torneio três vezes. Além disse, o gaúcho pode vir a ser o segundo maior vencedor da competição, ao lado de Osvaldo Zubeldía, tricampeão com o Estudiantes em 1968, 1969 e 1970, e atrás apenas de Carlos Bianchi, que faturou quatro edições do torneio.